menulogo
Notícias Agora
user
Close

Guiné-Bissau empata com Serra Leoa e complica presença no Mundial2026

A seleção de Cabo Verde está a um passo de garantir uma qualificação histórica para o Mundial de 2026, após uma vitória crucial sobre as Maurícias, num dia de sortes distintas para as seleções africanas de língua portuguesa.
News ImageNews ImageNews Image

A seleção cabo-verdiana, comandada por Pedro Leitão Brito, deu um passo de gigante rumo à sua primeira participação num Campeonato do Mundo ao vencer as Maurícias por 2-0, em jogo da sétima jornada do Grupo D da qualificação africana.

Os golos foram marcados por Jovane Cabral, aos 22 minutos, e pelo defesa central Diney Borges, aos 71.

Com este resultado, os "Tubarões Azuis" consolidaram a liderança do grupo com 16 pontos, ficando muito perto de um apuramento inédito.

A qualificação poderia mesmo ser confirmada de imediato, caso os Camarões, segundos classificados, perdessem o seu jogo contra o Eswatini.

O próximo encontro de Cabo Verde, frente aos Camarões, é visto como decisivo para selar o primeiro lugar.

No mesmo grupo, a seleção de Angola, orientada pelo português Pedro Gonçalves, viu as suas aspirações complicarem-se significativamente.

Os "Palancas Negras" sofreram uma derrota em casa pela margem mínima (0-1) frente à Líbia, com o único golo da partida a ser apontado por El Mariamy Ezoo.

Este resultado deixa Angola na quarta posição do grupo, com apenas sete pontos, e dependente de terceiros para poder sonhar com o apuramento.

A equipa angolana tem ainda três jogos por disputar, mas a sua situação na corrida pela qualificação tornou-se delicada.

A jornada de qualificação trouxe resultados mistos para as outras seleções lusófonas.

A Guiné-Bissau conseguiu salvar um ponto em casa ao empatar 1-1 com a Serra Leoa, com um golo do capitão Mama Baldé, somando agora sete pontos no Grupo A.

Já São Tomé e Príncipe sofreu uma derrota por 2-3 contra a Guiné Equatorial, depois de ter estado a vencer por 2-0 ao intervalo, continuando sem pontuar no Grupo H.

O Mundial de 2026 será organizado por Estados Unidos, Canadá e México.

Na fase de qualificação africana, apenas os vencedores de cada grupo garantem o apuramento direto, enquanto os quatro melhores segundos classificados disputarão um play-off intercontinental.

Artigos

10

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa