menulogo
Notícias Agora
user
Close

Ovibeja 2026 Brinda ao Futuro: Vinho é o tema central da 42.ª Edição

A quantidade de água armazenada diminuiu em todas as bacias hidrográficas de Portugal continental durante o mês de agosto, embora a maioria ainda registe valores superiores às médias históricas.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH), o volume de água armazenada desceu em todas as bacias hidrográficas em agosto.

No entanto, no final do mês, a maioria destas bacias apresentava armazenamentos superiores às médias registadas para o período entre 1990/91 e 2023/24.

As exceções foram as bacias do Mondego, Mira e Ribeiras do Barlavento, que se encontravam com valores inferiores à média histórica.

A análise às albufeiras monitorizadas revela que 36% possuíam disponibilidades hídricas superiores a 80% do seu volume total, enquanto 4% estavam abaixo dos 40% da sua capacidade.

As bacias com maior volume de água armazenada eram as do Douro, com 88,2%, e do Guadiana, com 84,9%. Seguiam-se as bacias do Vouga (79,5%), Sotavento (78,4%), Cávado (79,3%), Tejo (78%), Oeste e Alentejo (77%), Arade (75,7%) e Lima (71,5%).

Em contraste, a bacia do Barlavento, no Algarve, era a que apresentava a menor quantidade de água, com 48,4% da sua capacidade.

As outras bacias com níveis mais baixos eram as do Sado (51,7%), Mira (54,5%) e Ave (57,1%).

Apesar de ser atualmente a bacia com menos água, a do Barlavento registou uma recuperação significativa face ao ano anterior, quando se encontrava a apenas 16,7%, após ter sido durante muitos meses a que menos água retinha no país.

Artigos

21
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
News Image

Balanço de 13 voos cancelados e um divergido este domingo na Madeira

O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo registou este domingo, 7 de Setembro, um novo dia de constrangimentos associados às condições meteorológicas, que impossibilitaram a aterragem de mais de uma dezena de aeronaves.  Em causa esteve a baixa visibilidade causada por tecto de nuvens. Ao todo, até às 22h45, 13 voos foram cancelados, entre sete chegadas e seis partidas, e um voo foi divergido, nomeadamente o helicóptero médio da Força Aérea Espanhola. Na prática, os voos que ao f

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa