
Quase 2 mil operacionais combatem chamas em Portugal continental. Incêndio em Trancoso é o maior



Portugal continental enfrenta uma vaga de incêndios que mobilizou, durante a noite de 10 de agosto, mais de 1600 operacionais.
Este número aumentou para quase 2000 operacionais no dia seguinte, com a maioria dos recursos, tanto humanos como materiais, concentrados na região das Beiras e Serra da Estrela.
As chamas em Moimenta da Beira, Trancoso e Vila Real levaram à mobilização de quase mil efetivos. O incêndio em Trancoso é apontado como o de maior dimensão. Na tarde de 10 de agosto, deflagrou um incêndio de “muita intensidade” na localidade de Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã.
O alerta foi dado às 15h02 e, numa fase inicial, foram mobilizados para o local 181 operacionais, apoiados por 50 veículos e oito meios aéreos.
O combate às chamas foi dificultado pela quantidade de ocorrências ativas na sub-região da Guarda.
Com o passar das horas, o incêndio em Sobral de São Miguel foi considerado descontrolado, levando ao reforço dos meios no terreno. O número de operacionais subiu para mais de três centenas, enquanto o número de meios aéreos empenhados no combate era de seis.
Apesar da intensidade do fogo, foi reportado que, até ao momento, não existiam aldeias em risco.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Nó de Paranhos da VCI no Porto cortado durante a noite até quinta-feira
O nó de Paranhos da Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, vai estar cortado durante a noite entre hoje e quinta-feira, no sentido Arrábida - Freixo, no âmbito do alargamento dos acessos, divulgou a Infraestruturas de Portugal (IP).

É bombeiro? DGS explica como se deve alimentar para o combate aos fogos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um guia com recomendações nutricionais específicas para bombeiros, reforçando a importância de uma alimentação adequada face às exigências físicas e mentais, especialmente durante situações de emergência como o combate a incêndios.

De férias em Portugal? Ajude os bombeiros mais próximo de si
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um guia com recomendações nutricionais específicas para bombeiros, reforçando a importância de uma alimentação adequada face às exigências físicas e mentais, especialmente durante situações de emergência como o combate a incêndios. “Pelas exigências físicas e psicológicas associadas à sua atividade profissional, os bombeiros estão frequentemente expostos a contextos adversos […] O conteúdo De férias em Portugal? Ajude os bombeiros mais próximo de si aparece primeiro em BOM DIA.

Cerca de 120 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em risco máximo
Estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu e Castelo Branco. Também em risco máximo estão dezenas de municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.