menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Fraude nos Fundos da UE Atrasam Subsídios e Levam 25.000 Tratores para as Estradas na Grécia

Quase 25.000 agricultores e criadores de gado gregos bloqueiam as principais estradas do país com os seus tratores, em protesto contra os atrasos no pagamento de subsídios europeus, uma situação desencadeada pela descoberta de uma fraude generalizada.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Um vasto protesto mobiliza perto de 25.000 tratores na Grécia, resultando em 55 bloqueios de estradas e pontos estratégicos por todo o país. Agricultores e criadores de gado exigem o pagamento de subsídios da União Europeia que se encontram atrasados, uma situação que tem gerado forte contestação desde o final de novembro. A causa dos atrasos reside na necessidade de as autoridades gregas analisarem minuciosamente todos os pedidos de subsídio, após a descoberta de uma fraude em larga escala com fundos europeus. De acordo com as autoridades, mais de 30 milhões de euros em subsídios da Política Agrícola Comum (PAC) foram desviados. A fraude envolvia pedidos de auxílio para terras que não pertenciam aos requerentes ou a declaração de um número de animais superior ao real.

O caso já motivou a abertura de uma investigação por parte do Ministério Público Europeu. Os protestos têm tido um impacto significativo, com o bloqueio de postos fronteiriços, do Aeroporto Internacional de Heraklion, em Creta, e de autoestradas em regiões agrícolas chave como Karditsa. A tensão tem vindo a aumentar, tendo sido registados confrontos entre dezenas de agricultores e a polícia de choque em Creta. Os agricultores expressam um sentimento de desespero. Iordanis Ioannidis, um produtor de algodão, afirmou que os preços dos produtos são “humilhantes” e que o custo de produção é superior aos ganhos, considerando que o setor “bateu no fundo” por falta de vontade política. Outro produtor, Kostas Tsoukalas, defendeu que o governo deveria punir os responsáveis pela fraude, recuperar o dinheiro e entregá-lo aos “verdadeiros agricultores”.

Em resposta, o governo grego assegurou estar aberto ao diálogo e prometeu fundos adicionais para apoiar o setor.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones