menulogo
Notícias Agora
user
Close

PSP. Quase 300 casos de violência doméstica numa semana

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou quase 300 casos de violência doméstica numa única semana, destacando a persistência deste crime em Portugal.
News ImageNews ImageNews Image

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou 297 casos de violência doméstica em todo o país durante a semana de 23 a 29 de agosto, o que representa uma média de mais de 42 ocorrências diárias. Deste total de queixas formalizadas, resultaram cinco detenções.

Este crime foi o mais registado pela PSP durante esse período, superado apenas pelas contraordenações por excesso de velocidade. Os números da violência doméstica superam largamente outras infrações: foram mais do dobro das 143 contraordenações por falta de seguro de responsabilidade civil e o triplo das 99 ocorrências por condução sob o efeito do álcool. Apesar do elevado número de queixas, a taxa de condenação em Portugal para este crime é baixa, com pouco mais de 10% das denúncias a resultarem em condenação. Durante esta semana, um caso específico no Machico, na ilha da Madeira, ganhou particular destaque mediático após a divulgação de imagens de videovigilância que mostravam um homem de 35 anos a agredir a vítima na presença do filho de 9 anos.

O suspeito foi detido e ficou em prisão preventiva.

O caso levou a secretária regional da Inclusão, Juventude e Trabalho, Paula Margarido, a manifestar-se “profundamente chocada” e a garantir proteção à vítima e à sua família.

Os dados do primeiro semestre de 2025 revelam a dimensão do problema, com a PSP a registar 11.445 denúncias, uma média de 63,2 por dia.

Neste período, foram detidas 306 pessoas e constituídas arguidas outras 3.404.

Do total de suspeitos identificados, 9.666 eram homens e 2.725 eram mulheres, enquanto do lado das vítimas se registaram 8.456 mulheres e 4.172 homens.

No balanço da sua atividade semanal, a PSP reportou ainda um total de 507 detenções, incluindo 251 por crimes rodoviários e 49 por tráfico de estupefacientes, com a apreensão de 5.150 doses de droga.

Artigos

10

Atualidade

Ver mais
News Image

Balanço de 13 voos cancelados e um divergido este domingo na Madeira

O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo registou este domingo, 7 de Setembro, um novo dia de constrangimentos associados às condições meteorológicas, que impossibilitaram a aterragem de mais de uma dezena de aeronaves.  Em causa esteve a baixa visibilidade causada por tecto de nuvens. Ao todo, até às 22h45, 13 voos foram cancelados, entre sete chegadas e seis partidas, e um voo foi divergido, nomeadamente o helicóptero médio da Força Aérea Espanhola. Na prática, os voos que ao f

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa