
Quase 60.000 hectares de área ardida este ano (e 15.000 desde domingo)



De acordo com dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 1 de janeiro e 11 de agosto, deflagraram em Portugal 5.766 incêndios rurais, que resultaram numa área ardida de 59.597 hectares.
Desta área total, 50% corresponde a mato, 40% a povoamentos florestais e os restantes 10% a áreas agrícolas.
Verificou-se um agravamento significativo da situação nos últimos dias.
As estatísticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) indicam que, entre domingo e o início do dia de segunda-feira, as chamas consumiram 14.768 hectares. Desde 26 de julho, arderam aproximadamente 40.000 hectares, com a maioria dos incêndios a ocorrer nas regiões do norte e centro do país. Um dos focos de preocupação é o incêndio na Covilhã, que já consumiu mais de 700 hectares de floresta e mato, sendo o seu combate dificultado por temperaturas superiores a 40 graus Celsius.
A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) é a entidade responsável pelo SGIFR.
Face a este cenário, Portugal encontra-se em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural há uma semana, medida que foi estendida até quarta-feira, 13 de agosto. Cerca de 120 concelhos, localizados maioritariamente no interior Norte e Centro e no Algarve, foram colocados em risco máximo de incêndio.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Dominado novamente fogo no concelho de Nisa
O incêndio na zona de São Gens, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, voltou a ser dado como dominado às 19h18 de hoje, após ser resolvida uma reativação, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Três bombeiros de Folgosinho feridos no combate a fogo na Mêda
Três bombeiros da corporação de Folgosinho, no concelho de Gouveia, ficaram hoje com ferimentos ligeiros enquanto combatiam um incêndio em Longroiva, no município da Mêda, no distrito da Guarda.

Segurança Social abre processo de averiguação a incêndio em lar de idosos
A Segurança Social garantiu que o lar de Mirandela, onde morreram seis idosos num incêndio durante a madrugada deste sábado, "cumpria o plano de segurança de acordo com as disposições legais".

Fogo de Sátão junta-se ao de Trancoso e forma complexo incêndio a lavrar em 10 concelhos
Um complexo de incêndios, resultante da união dos fogos de Sátão e Trancoso, está a afetar 10 concelhos. Cerca de 1.400 operacionais combatem as chamas, que se aproximam de várias localidades.