Polícia espanhola realiza apreensão histórica de quase dez toneladas de cocaína no Atlântico



A polícia espanhola anunciou a apreensão de quase dez toneladas de cocaína, naquela que é considerada a maior interceção da droga em alto mar na história do país.
A operação, descrita como um "golpe histórico" contra o narcotráfico, teve como alvo um cargueiro com bandeira dos Camarões que navegava no Oceano Atlântico.
A embarcação, que partiu do Brasil com destino à Europa, transportava oficialmente sal, mas escondia 9.994 quilogramas de cocaína distribuídos por 294 sacos.
Durante a abordagem, realizada por unidades especiais da polícia espanhola, foram detidas 13 pessoas e apreendida uma arma de fogo.
As autoridades ligaram o navio a uma "organização multinacional" dedicada ao tráfico de estupefacientes. Esta operação contou com a colaboração de várias agências internacionais, incluindo a Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, e as autoridades de França, Portugal e Brasil. A quantidade apreendida supera o recorde anterior de uma operação em alto mar, que datava de 1999, com 7,5 toneladas. Outras grandes apreensões em Espanha incluem 6,5 toneladas ao largo das Ilhas Canárias em outubro de 2025 e 13 toneladas no porto de Algeciras, embora esta última não tenha sido em alto mar. Segundo especialistas, a localização geográfica de Espanha e as suas ligações com a América Latina fazem do país uma das principais portas de entrada de cocaína na Europa.
















