menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Calendário de Corridas Sprint da Fórmula 1 para 2026

A Fórmula 1 anunciou o calendário de corridas Sprint para a temporada de 2026, que contará com seis eventos, incluindo a estreia de três circuitos e o regresso de uma pista icónica ao formato.
News ImageNews ImageNews Image

A Fórmula 1 e a FIA divulgaram os seis circuitos que irão acolher corridas Sprint durante o campeonato de 2026.

Xangai (China) e Miami (Estados Unidos) mantêm-se no calendário pelo terceiro ano consecutivo.

As novidades incluem a estreia absoluta dos circuitos de Montreal (Canadá), Zandvoort (Países Baixos) e Singapura, bem como o regresso de Silverstone (Inglaterra), que não recebia uma corrida Sprint desde o evento inaugural do formato em 2021. Em contrapartida, os circuitos de Spa-Francorchamps (Bélgica), Austin (Estados Unidos), São Paulo (Brasil) e Losail (Qatar) deixarão de acolher este tipo de evento em 2026.

O formato Sprint, introduzido em 2021, continua a ser uma aposta da organização devido à sua crescente popularidade junto dos adeptos, refletida no aumento das audiências televisivas e da afluência aos circuitos.

Segundo os dados divulgados, em 2024, os fins de semana com corridas Sprint registaram uma audiência televisiva, em média, 10% superior à dos eventos tradicionais. Exemplos específicos, como o Sprint de Xangai, que teve um aumento de 84% na audiência em mercados-chave, reforçam o sucesso do formato. O fim de semana de corrida mantém a estrutura com treinos livres e qualificação para o Sprint na sexta-feira, a corrida Sprint de 100 quilómetros e a qualificação para o Grande Prémio no sábado, e a corrida principal no domingo. A pontuação para o Sprint é atribuída aos oito primeiros classificados, com o vencedor a receber oito pontos.

A temporada de 2026, que será composta por 24 Grandes Prémios, terá início na Austrália, a 8 de março, e terminará em Abu Dhabi, a 6 de dezembro. Este será um ano de viragem para a modalidade, com a introdução de novos regulamentos técnicos e a utilização de combustíveis 100% sustentáveis.

Tanto Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, como Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, destacaram o impacto positivo do formato Sprint em proporcionar mais ação e entretenimento, considerando-o uma parte importante da evolução do desporto.

Artigos

8

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa