menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Julgamento em Gijón: Quatro Portugueses Enfrentam Acusações de Violação com Penas até 22 Anos

Quatro homens portugueses começam a ser julgados esta semana em Gijón, Espanha, acusados da violação de duas jovens durante as férias de verão em 2021, num caso em que a defesa alega consentimento e as acusações pedem pesadas penas de prisão.
News ImageNews ImageNews Image

O julgamento de quatro portugueses, todos residentes na região de Braga, acusados de violar duas raparigas em Gijón, Espanha, tem início esta quarta-feira no Tribunal Provincial de Oviedo. Os factos remontam a julho de 2021, quando os arguidos, todos com menos de 30 anos na altura, se encontravam de férias na cidade das Astúrias.

Segundo a acusação do Ministério Público espanhol, as duas jovens conheceram dois dos arguidos num bar e consentiram em ter relações sexuais com um deles no alojamento onde o grupo estava hospedado.

No entanto, alegam que acabaram por ser violadas pelos quatro homens.

Após o sucedido, as vítimas apresentaram queixa na polícia e foram assistidas num hospital, o que levou à detenção dos suspeitos horas mais tarde.

As penas pedidas variam significativamente.

O Ministério Público solicita até 10 anos de prisão para um dos acusados (por dois crimes de abuso sexual) e penas entre um ano e três meses e cinco anos para os restantes três. Já a acusação particular, constituída pelas vítimas, pede sentenças mais pesadas, que podem ir de um ano e meio até aos 22 anos de prisão.

Ambas as acusações exigem ainda uma indemnização por danos físicos e morais.

A defesa, por sua vez, alega que todas as relações foram consentidas e pede a absolvição dos quatro portugueses.

Após a detenção, dois dos arguidos estiveram em prisão preventiva até 10 de setembro de 2021, altura em que foram libertados sob fiança. Os quatro aguardaram o julgamento em Portugal, com a restrição de não poderem sair da Península Ibérica.

O caso será julgado sob a nova legislação espanhola, conhecida como a lei do "só sim é sim", que desde 2022 define a agressão sexual pela ausência de consentimento explícito, eliminando a anterior distinção entre abuso e agressão.

Artigos

25
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
News Image
Detido por maus-tratos a animais. Atirou cachorros para dentro de poço

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem em Ponte de Lima, suspeito do crime de maus-tratos a animais de companhia, após o resgate de vários cães que tinham sido atirados para um poço. A ação ocorreu na sequência de uma denúncia que alertava para ruídos provenientes do interior de um poço. No local, os […] O conteúdo Detido por maus-tratos a animais. Atirou cachorros para dentro de poço aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Source LogoBeira Baixa TV
News Image
Colisão na Pedreira provoca dois feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou dois feridos na manhã desta terça-feira na Pedreira, em Felgueiras. O acidente deu-se pelas 08h31 na Rua 1° de Maio, naquela freguesia. Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras socorreram os feridos, com seis elementos e três viaturas. Foram transportados ao Hospital de Penafiel, com ferimentos considerados ligeiros. pub. O conteúdo Colisão na Pedreira provoca dois feridos aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Source LogoFelgueiras Diário
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones