Julgamento em Gijón: Quatro Portugueses Enfrentam Acusações de Violação com Penas até 22 Anos



O julgamento de quatro portugueses, todos residentes na região de Braga, acusados de violar duas raparigas em Gijón, Espanha, tem início esta quarta-feira no Tribunal Provincial de Oviedo. Os factos remontam a julho de 2021, quando os arguidos, todos com menos de 30 anos na altura, se encontravam de férias na cidade das Astúrias.
Segundo a acusação do Ministério Público espanhol, as duas jovens conheceram dois dos arguidos num bar e consentiram em ter relações sexuais com um deles no alojamento onde o grupo estava hospedado.
No entanto, alegam que acabaram por ser violadas pelos quatro homens.
Após o sucedido, as vítimas apresentaram queixa na polícia e foram assistidas num hospital, o que levou à detenção dos suspeitos horas mais tarde.
As penas pedidas variam significativamente.
O Ministério Público solicita até 10 anos de prisão para um dos acusados (por dois crimes de abuso sexual) e penas entre um ano e três meses e cinco anos para os restantes três. Já a acusação particular, constituída pelas vítimas, pede sentenças mais pesadas, que podem ir de um ano e meio até aos 22 anos de prisão.
Ambas as acusações exigem ainda uma indemnização por danos físicos e morais.
A defesa, por sua vez, alega que todas as relações foram consentidas e pede a absolvição dos quatro portugueses.
Após a detenção, dois dos arguidos estiveram em prisão preventiva até 10 de setembro de 2021, altura em que foram libertados sob fiança. Os quatro aguardaram o julgamento em Portugal, com a restrição de não poderem sair da Península Ibérica.
O caso será julgado sob a nova legislação espanhola, conhecida como a lei do "só sim é sim", que desde 2022 define a agressão sexual pela ausência de consentimento explícito, eliminando a anterior distinção entre abuso e agressão.
Artigos
25Atualidade
Ver mais
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem em Ponte de Lima, suspeito do crime de maus-tratos a animais de companhia, após o resgate de vários cães que tinham sido atirados para um poço. A ação ocorreu na sequência de uma denúncia que alertava para ruídos provenientes do interior de um poço. No local, os […] O conteúdo Detido por maus-tratos a animais. Atirou cachorros para dentro de poço aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou dois feridos na manhã desta terça-feira na Pedreira, em Felgueiras. O acidente deu-se pelas 08h31 na Rua 1° de Maio, naquela freguesia. Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras socorreram os feridos, com seis elementos e três viaturas. Foram transportados ao Hospital de Penafiel, com ferimentos considerados ligeiros. pub. O conteúdo Colisão na Pedreira provoca dois feridos aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Os deputados do PSD, CDS-PP e Chega/Açores votaram hoje contra uma proposta do BE que defendia a audição de várias entidades sobre a externalização do serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

O Canadá perdeu o estatuto de país livre de sarampo após registar cerca de 5.100 casos no último ano, anunciaram as autoridades de saúde, que se debatem com crescente ceticismo em relação à vacinação.










