menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Vários serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia encerram no fim de semana

O Serviço Nacional de Saúde enfrenta novos constrangimentos este fim de semana com o encerramento e condicionamento de múltiplos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, afetando maioritariamente a região de Lisboa e Vale do Tejo.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A falta de médicos especialistas para assegurar as escalas de urgência levou ao encerramento de quatro serviços de Ginecologia e Obstetrícia no sábado, número que sobe para cinco no domingo. A maioria dos hospitais afetados situa-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com a informação disponibilizada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os encerramentos previstos para o fim de semana incluem a urgência de Obstetrícia do Hospital de Portimão e a de Ginecologia do Hospital de Vila Franca de Xira. A estes somam-se os fechos totais das urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital das Caldas da Rainha. No domingo, a situação agrava-se com o encerramento do serviço no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.

Para além dos encerramentos, existem vários serviços com funcionamento condicionado.

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Hospital Santo André, em Leiria, recebem apenas casos de urgência internos ou doentes referenciados pelo INEM. O Hospital de Braga enfrenta constrangimentos semelhantes no seu serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, que no sábado e no domingo, entre as 00:00 e as 08:00, atenderá apenas casos internos ou encaminhados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

Os constrangimentos estendem-se também a outros serviços.

A urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também estarão limitadas, aceitando apenas casos internos ou referenciados.

Face a esta situação, as autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para obter o devido encaminhamento.

Artigos

10
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones