Várias urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerram no fim de semana por falta de médicos



Diversos serviços de urgência hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal continental enfrentarão encerramentos e constrangimentos no próximo fim de semana devido à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas. De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quatro urgências estarão encerradas no sábado, um número que aumentará para cinco no domingo, afetando maioritariamente a região de Lisboa e Vale do Tejo. No sábado, os hospitais com serviços de urgência encerrados nestas especialidades são o Hospital de Portimão (Obstetrícia), o Hospital de Vila Franca de Xira (Ginecologia), o Hospital São Bernardo em Setúbal (Ginecologia e Obstetrícia) e o Hospital das Caldas da Rainha (Ginecologia e Obstetrícia). No domingo, a estes junta-se o Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, que também encerrará a sua urgência de Ginecologia e Obstetrícia.
Além dos encerramentos totais, outros hospitais terão o seu funcionamento condicionado.
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Hospital Santo André, em Leiria, estarão limitadas durante o fim de semana, atendendo apenas casos internos ou doentes referenciados pelo INEM. O Hospital de Braga enfrentará uma situação semelhante no domingo, entre as 00:00 e as 08:00, aceitando apenas casos internos ou encaminhados pelo INEM ou pela linha SNS 24.
Os constrangimentos estendem-se também a outras especialidades.
A urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira funcionará de forma condicionada, tal como a do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que terá limitações de horário (entre as 00:00 e as 09:00 e entre as 21:00 e as 24:00). Perante esta situação, as autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocarem a um serviço de urgência, contactem a Linha SNS24 (808 24 24 24) para obterem o devido encaminhamento.












