
Caça F-16 despenha-se em ensaio para o Air Show de Radom na Polónia



Um avião de combate F-16 da Força Aérea da Polónia despenhou-se na cidade de Radom, no centro do país, resultando na morte do piloto.
O acidente ocorreu durante os ensaios para o festival aéreo anual que estava agendado para o fim de semana, o qual foi subsequentemente cancelado.
De acordo com as informações divulgadas, o piloto perdeu o controlo da aeronave enquanto executava uma manobra acrobática.
Vídeos partilhados nos meios de comunicação social polacos mostram o caça a descontrolar-se, acabando por se despenhar numa pista e explodir.
O impacto, além de vitimar o piloto, também terá destruído a pista.
Um comunicado das Forças Armadas polacas confirmou que o acidente não provocou feridos em terra.
A notícia foi confirmada pelo porta-voz do governo, Adam Szlapka, através de uma publicação na rede social X.
Após o incidente, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, e o ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, visitaram o local da tragédia e expressaram as suas condolências à família do piloto.
A cidade de Radom localiza-se a cerca de 100 quilómetros a sul da capital, Varsóvia. Antes deste acidente, a Força Aérea Polaca contava com uma frota de 48 caças F-16 de fabrico norte-americano.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Von der Leyen considera Putin "um predador" e pede aumento da pressão
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acusou hoje Vladimir Putin de ser "um predador" e defendeu que a União Europeia deve aumentar a pressão para forçar o Presidente russo a aceitar negociar a paz na Ucrânia.

Parlamento turco pede suspensão de Israel nas organizações internacionais
O parlamento turco aprovou hoje uma resolução que apela à suspensão da participação de Israel na ONU e outras organizações internacionais, instando também parlamentos de todo o mundo a suspenderam as relações militares e comerciais com os israelitas.

Tribunal dos EUA trava fim de proteções de 600 mil venezuelanos
Um tribunal federal de recurso norte-americano travou hoje o fim das proteções temporárias de 600 mil imigrantes venezuelanos, considerando que com esta medida o governo do Presidente Donald Trump excedeu os seus poderes.

Quatro padres e diretor de colégio francês acusados de décadas de abusos
Os crimes de violação e abuso sexual de menores ocorreram entre 1958 e 1995, no colégio de Saint-Stanislas, em Nantes. Há pelo menos dez vítimas - nove homens e uma mulher - e todos os suspeitos já morreram.