menulogo
Notícias Agora
user
Close

Festival Queer Lisboa reflete o 'conturbado mundo de hoje' na sua 29ª edição

A 29ª edição do Queer Lisboa apresenta cerca de uma centena de filmes que espelham as complexidades sociais e políticas do mundo contemporâneo, afirmando-se como um espaço de resistência, debate e celebração da diversidade.
News ImageNews ImageNews Image

A 29ª edição do Queer Lisboa, o mais antigo festival de cinema queer da Península Ibérica, decorre entre 19 e 27 de setembro de 2025 no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Com cerca de uma centena de filmes em exibição, o evento consolida-se como uma referência no panorama cultural português e europeu, oferecendo uma programação diversificada que inclui longas-metragens, documentários e curtas-metragens que exploram identidades e experiências LGBTQIA+. Este ano, o festival apresenta-se como um "espelho do conturbado mundo de hoje", selecionando obras que abordam questões sociais e políticas prementes.

A programação reflete temas como as crescentes expressões de transfobia, a gestão de pessoas migrantes na Europa, o conflito na Palestina, o avanço do conservadorismo, os regimes autoritários e os abusos sexuais na Igreja.

Em contraponto, o ativismo queer e as histórias de superação também ocupam um lugar central, promovendo o debate e a reflexão sobre diversidade, inclusão e direitos humanos.

A sessão de abertura fica a cargo do filme norte-americano "Plainclothes", de Carmen Emmi, uma história de amor com uma forte componente social, passada na década marcada pelo VIH/Sida.

A programação inclui também o 'biopic' "Homem com H", sobre o artista brasileiro Ney Matogrosso, e obras como "Ceci est mon corps", que trata dos abusos na Igreja.

O cinema português está representado com a estreia de "Neko", de Inês Oliveira, e os documentários "Esta Mulher É um Homem" e "O Meu Reino para um King". Destaque ainda para a secção de curtas "No Pride in Genocide", com curadoria do coletivo Queer Cinema for Palestine.

Para além das exibições, o Queer Lisboa promove atividades paralelas como conversas com realizadores, festas e uma retrospetiva dedicada ao cineasta francês Lionel Soukaz, na Cinemateca Portuguesa.

Parte da programação será também exibida no festival Queer Porto, agendado para 4 a 8 de novembro.

Os bilhetes estão disponíveis online e nas bilheteiras dos locais do evento, com passes que permitem o acesso a várias sessões.

Artigos

14

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image

Academia Almadense recebe tributo a Pink Floyd a 4 de outubro

Clássicos como “Wish You Were Here” ou “Another Brick in the Wall” não vão faltar no alinhamento do espetáculo que presta homenagem à banda britânica.   Almada vai receber, no próximo dia 4 de outubro, um espetáculo dedicado à mítica banda britânica de rock progressivo Pink Floyd. O concerto tem lugar no cine-teatro da Academia […] O conteúdo Academia Almadense recebe tributo a Pink Floyd a 4 de outubro aparece primeiro em Almadense.

Source LogoAlmadense
News Image

“A Árvore do Conhecimento”: produção luso-francesa em destaque no Texas

O filme “A Árvore do Conhecimento” é mostrado esta terça-feira no festival Fantastic Fest, no Texas, depois da estreia mundial na noite de abertura, “um privilégio” que mostra como o cinema em português consegue “saltar fronteiras”, disse o protagonista à Lusa.  “Estas são as coisas clichê que posso dizer mas é o que eu sinto […] O conteúdo “A Árvore do Conhecimento”: produção luso-francesa em destaque no Texas aparece primeiro em BOM DIA.

Source LogoBom Dia
categoryVer categoria completa