menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Estratégias Hídricas no Algarve: Reutilização de Águas Residuais e Qualidade Certificada

A gestão eficiente dos recursos hídricos no Algarve é destacada por duas iniciativas distintas: a implementação de um sistema pioneiro de reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe na Quinta do Lago e o reconhecimento da qualidade exemplar da água para consumo humano em Albufeira.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Quinta do Lago, no concelho de Loulé, inaugurou um novo sistema para regar os seus três campos de golfe com água reutilizada (ApR) proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) local. O projeto, da responsabilidade da Águas do Algarve, representou um investimento de 2,8 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e estima-se que produza anualmente dois milhões de metros cúbicos de água reutilizada. A cerimónia de inauguração contou com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. A intervenção incluiu a reabilitação de uma lagoa com capacidade para 1.280 metros cúbicos, que regulariza o caudal e assegura o tempo de contacto para o processo de desinfeção com hipoclorito de sódio, produzindo ApR de classe B. Foi construída uma nova conduta elevatória de 720 metros e implementados cinco pontos de entrega em Pinheiros Altos, Quinta do Lago, Infraquinta, São Lourenço e Bovis Lakeside, para abastecer os espaços verdes. Este projeto insere-se num conjunto de medidas do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, que visa aumentar o uso de ApR na região de 1,4 para 8 hectómetros cúbicos por ano. Um investimento semelhante, de maior dimensão, está a ser realizado na ETAR de Vilamoura. Paralelamente, o município de Albufeira foi novamente distinguido com o Selo “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). O galardão reconhece as entidades que garantem elevados padrões de qualidade da água, um feito significativo para um concelho cuja população pode aumentar de cerca de 44.700 residentes para 400 mil pessoas durante a época alta.

O presidente da Câmara, Rui Cristina, destacou que o prémio reflete o rigor e o compromisso do município em assegurar a excelência do serviço de abastecimento.

A distinção confirma o cumprimento de 99% dos valores paramétricos no controlo da qualidade da água, garantindo a segurança para residentes e turistas.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones