Dupla Vigilância: Novos Radares em Terra e no Ar em Novembro



A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou as localizações para as suas operações de controlo de velocidade durante o mês de novembro de 2025, no âmbito da sua campanha nacional “Quem o avisa…”.
As listas, que abrangem diversos distritos do país, incluindo Porto e Alto Minho, detalham os locais e horários onde os radares estarão posicionados.
A PSP sublinha, no entanto, que este planeamento é indicativo e pode estar sujeito a alterações pontuais.
Paralelamente à fiscalização rodoviária, o setor da aviação prepara-se para uma inovação tecnológica significativa no Arquipélago da Madeira. O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou que o novo radar para deteção de ventos no Aeroporto Internacional da Madeira entrará em funcionamento a 10 de novembro.
Esta medida visa mitigar as frequentes perturbações nas operações aéreas causadas pelas condições de vento na região.
O novo sistema, denominado MADeira Winds (MAD Winds), é composto por um Radar Banda X, um sistema LIDAR e um sistema de processamento de dados meteorológicos de alta precisão. Orçado em 3,5 milhões de euros e apresentado em dezembro de 2024, o MAD Winds terá um período de teste de um ano. O objetivo é permitir uma avaliação mais precisa e eficaz das condições de vento, oferecendo um suporte crucial às decisões operacionais durante a aterragem e descolagem.
Atualmente, o aeroporto opera com limites de vento obrigatórios de 15 nós, definidos em 1964 com base em estudos desatualizados. Segundo a NAV Portugal, cerca de 80% dos desvios de voos devido ao vento ocorrem por excederem este limite em apenas três nós, o que torna o novo sistema uma “ferramenta crucial” para aumentar a operacionalidade.
No contexto das infraestruturas aeroportuárias do arquipélago, foi também abordada a necessidade de investimento na aerogare do Porto Santo. Durante uma audição parlamentar, o ministro Miguel Pinto Luz afirmou que o governo está a “exigir à ANA [Aeroportos de Portugal]” o referido investimento, de modo a que o aeroporto de Porto Santo possa funcionar como uma “alternativa segura e eficaz” ao da Madeira em caso de mau tempo ou emergência.
Artigos
12Política
Ver mais
Na Madeira houve várias tentativas para matar o Pe. João da Cruz. Houve gente que ativou a gramática das bombas, entre 1974 e 1976, para assassinar aquele Padre. João da Cruz Nunes faleceu nesta semana. Natural do Jardim do Mar, no concelho da Calheta, foi ordenado Padre no Funchal (15 de agosto de 1959), licenciou-se em Românicas, em 1966, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Por que razão aquele Padre se tornou uma ameaça nesta terra? Conteúdo Reservado Relatou-nos as suas viagens

O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vai continuar em 2026 com o programa SIM - Sistema de Incentivos aos Media Privados, que este ano teve uma execução de 880 mil euros, disse ontem a tutela. "O programa SIM, que é o novo programa de apoio à comunicação social privada, vai prosseguir no próximo ano e, este ano, já tem uma execução de 880 mil euros", disse hoje o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades dos Açores, Paulo Estêvão. O governante, que falava na comissão

Movimento que representa mil médicos quer reunir com ministra para travar cortes nos valores pagos pelo SNS.

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, concluiu o processo de revisão para a simplificação dos investimentos da Região no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em total alinhamento com a estratégia nacional e com as orientações da Comissão Europeia. Segundo o Secretário Regional da […]



