Rádio Comercial reforça liderança de audiências e M80 regista o maior crescimento



A Rádio Comercial consolidou a sua posição como a estação mais ouvida em Portugal, aumentando a distância para a RFM para 3,5 pontos percentuais, segundo os dados de dezembro do Bareme Rádio. A estação do grupo Bauer Media alcançou uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 20,2%, enquanto a RFM, do grupo Renascença, registou 16,7%. O maior destaque da vaga foi a M80, que registou o crescimento mais acentuado, subindo 1,2 pontos percentuais para uma AAV de 9,4%, consolidando o terceiro lugar.
A Rádio Renascença manteve-se na quarta posição com 6,1% de AAV, seguida pela Antena 1 com 4,9%. No restante do ranking, a Rádio Observador continuou a bater recordes, subindo para 2,5% de AAV e ultrapassando pela primeira vez a TSF em share de audiência. A TSF, por sua vez, recuperou para 3,3% de AAV. Outro crescimento expressivo foi o da Correio da Manhã Rádio na Grande Lisboa, que viu a sua audiência saltar de 0,3 para 1,1. Em termos de grupos de media, a Bauer Media Áudio Portugal (dona da Comercial, M80 e Cidade FM) lidera com 31% de AAV, aumentando a vantagem sobre o Grupo Renascença Multimédia, que registou 23,6%.
O grupo RTP recuperou parte das perdas anteriores, situando-se nos 7,4%.
No que diz respeito ao formato podcast, os dados de novembro, analisados pela Marktest, revelaram uma quebra de quase 26% no número de downloads em comparação com outubro, caindo de 16,5 milhões para 12,2 milhões. Apesar da descida geral, a Renascença, o Observador e a Rádio Comercial foram as marcas com maior número de downloads, representando em conjunto 62% do mercado.
Os podcasts "Extremamente Desagradável" (Renascença) e "O Homem que Mordeu o Cão" (Comercial) mantiveram-se como os mais descarregados do país.












