
Rafael Reis vence Prólogo e é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal



Rafael Reis, da equipa Anicolor-Tien21, é o primeiro líder da 86.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, após vencer o prólogo de abertura. O ciclista de 33 anos, natural de Palmela e atual vice-campeão nacional de contrarrelógio, completou o percurso de 3,4 quilómetros na cidade da Maia com o tempo de 3 minutos e 51 segundos.
Com esta vitória, Reis enverga a camisola amarela inaugural da competição.
Este triunfo marca a quinta vitória consecutiva de Rafael Reis no prólogo da Volta a Portugal e a sua sétima no total, após as vitórias em 2016, 2018, 2021, 2022, 2023 e 2024, reforçando o seu estatuto como especialista na disciplina.
O pódio do prólogo, que contou com a participação de 111 ciclistas, ficou completo com Iúri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA), o campeão olímpico de madison, que terminou na segunda posição a três segundos do vencedor.
O belga Jens Verbrugghe, da Israel Premier Tech Academy, ficou no terceiro lugar, a quatro segundos de Reis. As diferenças de tempo registadas no contrarrelógio da Maia serão transportadas para a classificação geral da próxima etapa.
A primeira etapa em linha da Volta a Portugal terá lugar na quinta-feira, ligando Viana do Castelo ao Santuário do Sameiro, em Braga, num percurso de 162,3 quilómetros.
A chegada coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria.
Artigos
15














Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.