Derrota Frente ao Uruguai Complica Sorteio do Mundial para os Lobos



A seleção portuguesa de râguebi foi derrotada em casa pelo Uruguai por 26-8, no primeiro jogo da janela internacional de novembro disputado no Estádio Nacional. A partida teve um significado crucial para as aspirações de Portugal no sorteio do Mundial de 2027, na Austrália, uma vez que uma vitória sobre os uruguaios, que estavam uma posição acima no ranking, poderia ter elevado a equipa para o Pote 3, garantindo adversários teoricamente mais acessíveis. Os "Lobos" chegaram ao intervalo em vantagem por 8-5, com os pontos a serem marcados através de um ensaio de Rodrigo Marta e uma penalidade convertida por Samuel Marques.
No entanto, a equipa nacional não conseguiu marcar qualquer ponto na segunda parte, sofrendo uma reviravolta completa.
O ponto de viragem do encontro deu-se por volta do minuto 53, com a expulsão de Santiago Lopes, que deixou Portugal a jogar com menos um elemento até ao final do jogo.
Aproveitando a superioridade numérica, o Uruguai, conhecido como "os Teros", dominou a segunda metade.
A equipa sul-americana marcou três ensaios por intermédio de Francisco Suarez, Manuel Ardao e Batista Basso, complementados por pontapés de conversão e penalidades de Santiago Alvarez.
Com este resultado, o Uruguai (19.º do ranking mundial) reforça a sua posição e aspira a entrar no Pote 3 do sorteio, enquanto Portugal (20.º) falha este objetivo importante. No final do encontro, tanto o capitão Tomás Appleton como o selecionador Simon Mannix mostraram-se desapontados com o desempenho.
Appleton admitiu que "o Uruguai foi melhor", enquanto Mannix criticou a mentalidade da equipa na segunda parte, afirmando que "não foi boa" e que é preciso melhorar.
A seleção nacional terá ainda mais dois jogos nesta janela de outono, defrontando Hong Kong China e o Canadá. A partida assinalou ainda a estreia de Guilherme Vasconcelos e Francisco Almeida pela seleção.
Artigos
6Desporto
Ver mais
Com 13 internacionais longe da vista, Farioli concedeu cinco dias de descanso aos 12 que tem disponíveis para treinar

Ivo Vieira já acertou a rescisão enquanto existem nomes a serem explorados pela estrutura auriverde

Após dois compromissos no Campeonato Placard Andebol 1, FC Porto e Benfica viram atenções para a EHF European League, a prova europeia onde estão inseridos. Os azuis e brancos vão jogar perante os seus adeptos na Terningen Arena, enquanto os encarnados viajarão até à Suécia para disputar mais uma jornada além-fronteiras.

O Lagoa Académico Clube venceu, com 221 pontos conquistados, oTorneio Regional de Fundo de Infantis, Juvenis e Absolutos, que se realizou nos dias 8 e 9 de novembro, no Complexo de Piscinas de Lagos. O torneio organizado pela Associação de Natação do Algarve, reuniu atletas de todo o Algarve e voltou a evidenciar o excelente momento que a […]






