
Criação de urgência regional de obstetrícia em Setúbal gera controvérsia



A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou no Parlamento a criação de uma urgência regional de obstetrícia na Península de Setúbal. O plano prevê que o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, funcione em permanência, enquanto o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, receberá casos referenciados pelo SNS 24 e pelo INEM.
A ministra explicou que a implementação da medida, que visa garantir maior previsibilidade e segurança, depende de negociações com os sindicatos e as ordens profissionais, embora a legislação já esteja preparada. A decisão baseia-se na grave falta de profissionais, sendo necessários, segundo a ministra, mais 30 especialistas só para manter as urgências de Almada e Setúbal a funcionar. Ana Paula Martins reconheceu que a infraestrutura do HGO é insuficiente para a região, que serve uma população de mais de 834 mil habitantes.
Como solução a longo prazo, anunciou um concurso público em 2026 para um novo Centro Materno-Infantil no perímetro do HGO, cuja conclusão poderá ocorrer apenas "para lá da legislatura".
A medida foi recebida com ceticismo e duras críticas.
Paulo Raimundo, líder do PCP, classificou a decisão como um "profundo retrocesso", acusando o Governo de pretender encerrar as três urgências existentes (Almada, Barreiro e Setúbal) em vez de contratar os profissionais necessários para o seu pleno funcionamento. Também a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), André Martins, afirmaram que o plano não resolve o problema central da falta de médicos e enfermeiros.
Ambos consideram a resposta "insuficiente" para a "situação dramática" da região e criticam o cronograma alargado para o novo centro.
André Martins responsabilizou ainda os sucessivos governos pela contínua degradação do Serviço Nacional de Saúde.
Artigos
25
























Política
Ver mais
Marcelo compra livro sobre "declínio" de Biden e antevê reunião com Trump
Marcelo Rebelo de Sousa comprou hoje em Nova Iorque um livro sobre "o declínio" de Joe Biden e anteviu o reencontro com Donald Trump, com quem considerou ter criado "uma boa empatia" no primeiro mandato do Presidente norte-americano.

Prémio Tágides 2025 com nomeações abertas para reconhecer a luta contra a corrupção
A Associação All4Integrity abriu o processo de nomeações para o Prémio Tágides 2025, uma iniciativa que visa identificar, reconhecer e premiar projetos, iniciativas ou trabalhos dedicados ao combate à corrupção e à promoção da integridade em Portugal. Criado há cinco anos, o prémio pretende democratizar a discussão sobre a corrupção, sensibilizando a sociedade para a […]

Estado da Palestina: Marques Mendes "saúda" decisão de Portugal e considera passo "importante"
Questionado sobre o facto de a AD estar dividida sobre o reconhecimento da Palestina, o candidato a Presidente da República referiu que tal "não impede qualquer decisão do Governo". Portanto, "é uma questão de gestão dos dois partidos, não me vou meter nessa questão", afirmou.

Marques Mendes saúda decisão de Portugal reconhecer o Estado da Palestina e considera passo importante
Questionado sobre o facto de a AD estar dividida sobre o reconhecimento da Palestina, o candidato a referiu que tal "não impede qualquer decisão do Governo".