
Vinho do Porto português em destaque no jantar de estado de Donald Trump



O jantar de estado oferecido a Donald Trump durante a sua visita ao Reino Unido, no Castelo de Windsor, foi selado com um prestigiado vinho do Porto português. O Porto Vintage Warre’s de 1945, com um valor que se aproxima dos dois mil euros por garrafa, foi servido no final da refeição, numa escolha simbólica para homenagear Trump como o 45.º presidente dos Estados Unidos. Segundo o site da Garrafeira Nacional, o vinho, que se encontra esgotado, tem um custo de 1.950 euros.
Este Porto Ruby Vintage, produzido pela Symington Family Estates, pertence à Warre’s, a primeira companhia inglesa de vinho do Porto a estabelecer-se em Portugal, em 1670. Com um teor alcoólico de 20%, a bebida é recomendada para ser servida entre 16ºC e 18ºC, representando uma longa tradição na história do vinho do Porto.
O banquete, oferecido pelo Rei Carlos III e pela Rainha Camilla, contou com um menu escrito em francês. A refeição iniciou-se com uma panna cotta de agrião com ovo de codorniz, seguida de frango desossado com curgete e tomilho, e terminou com um gelado de baunilha com sorbet de framboesa. Além do Porto, foram servidos outros vinhos, como o Wiston Estate Cuvée 2016 e o Domaine Bonneau de Martray de 2018.
Foi também preparado um ‘cocktail especial EUA–Reino Unido’ com uísque.
O evento reuniu cerca de 160 convidados, incluindo a primeira-dama Melania Trump e Kate Middleton, a duquesa de Cambridge.
Entre as personalidades presentes destacaram-se figuras do setor tecnológico como Tim Cook (Apple), Demis Hassabis (Google DeepMind) e Sam Altman (OpenAI), além de Pascal Soriot (AstraZeneca) e o golfista Nick Faldo.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Bruxelas propõe 7,4 mil milhões para a PAC até 2034
O executivo comunitário propôs que Portugal receba, no novo orçamento, 33,5 mil milhões de euros, incluindo para a coesão e agricultura.

Bruxelas propõe a Portugal 7,4 mil milhões para a PAC
De acordo com a proposta apresentada no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), Portugal deverá receber ainda 143 milhões para as pescas até 2034.

FMI já emprestou quase 60 mil milhões a África desde 2020 (e não acabou)
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que os países africanos vão precisar de ainda mais financiamento, apesar de a instituição já ter emprestado quase 70 mil milhões de dólares desde 2020 para ajudar estas economias.

Crédito à habitação: Millennials e Gen X pedem valores semelhantes, mas pagam de forma diferente
Quando se trata de pedir crédito à habitação, as diferenças entre gerações em Portugal não estão tanto no valor do empréstimo, mas na forma como este é gerido ao longo do tempo.