
Cancro do Pulmão: Novos Rastreios e Desafios no Acesso à Inovação em Portugal



Em Portugal, o cancro do pulmão é o quarto tumor maligno mais comum, causando 4.490 mortes em 2023, o valor mais elevado em 20 anos.
A elevada mortalidade deve-se frequentemente ao diagnóstico tardio.
Para combater este cenário, estão a ser preparados projetos-piloto de rastreio.
Na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, no Porto, o projeto arrancará no primeiro trimestre de 2026, visando rastrear até 18.000 pessoas. Em Cascais, uma iniciativa da câmara municipal começará no final de 2025 com uma unidade móvel, esperando abranger 4.500 pessoas por ano. Estes projetos-piloto, que serão avaliados em 2027 antes de uma eventual expansão nacional, destinam-se a uma população de alto risco: fumadores e ex-fumadores (que deixaram de fumar há menos de 10 anos) com idades entre os 55 e os 74 anos. O método utilizado será uma Tomografia Computorizada (TAC) de tórax de baixa dose.
Paralelamente, especialistas alertam para os desafios no acesso a tratamentos inovadores.
Um pneumologista destaca que pode demorar entre um a dois anos para que um novo fármaco aprovado a nível europeu chegue aos doentes em Portugal, um atraso crítico para uma doença de progressão rápida.
Esta situação gera frustração em doentes e profissionais de saúde e cria assimetrias no acesso dentro do próprio SNS. As associações de doentes desempenham um papel crucial na sensibilização e na pressão por mudanças, enquanto se sugerem soluções como a agilização dos Programas de Acesso Precoce e a negociação conjunta de fármacos a nível europeu.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).