menulogo
Notícias Agora
user
Close

Encerramento e Reabertura da Urgência de Obstetrícia na Península de Setúbal

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta reabriu esta segunda-feira após um encerramento inesperado durante o fim de semana por falta de médicos, uma situação que continua a afetar outros hospitais na Península de Setúbal.
News ImageNews ImageNews Image

O serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, reabriu às 08h30 de segunda-feira, após ter estado inesperadamente encerrado no sábado e a funcionar de forma condicionada no domingo. Durante o período de condicionamento, o serviço apenas recebeu casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. O encerramento súbito, anunciado no sábado pelo Ministério da Saúde, deveu-se à indisponibilidade de última hora de médicos prestadores de serviços, conhecidos como 'tarefeiros', para assegurar as escalas de serviço.

O hospital recorre tanto a médicos do seu quadro como a estes prestadores externos para manter a urgência a funcionar.

A falta de resposta na Península de Setúbal obrigou ao encaminhamento das utentes para hospitais em Lisboa.

Num comunicado, o Ministério da Saúde afirmou que a indisponibilidade dos médicos tarefeiros ocorreu 'sem que nada o fizesse prever'.

A tutela recordou que a Unidade Local de Saúde (ULS) Almada/Seixal já tinha um processo de contratação de novos profissionais em curso. O ministério mencionou ainda a recente legislação que visa 'acabar com injustiças e com os privilégios de alguns tarefeiros' que, segundo o Governo, são remunerados muito acima dos colegas do SNS e não assumem horários que não considerem convenientes.

Apesar da reabertura em Almada, na mesma segunda-feira permaneceram encerradas as urgências da mesma especialidade no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e no Hospital de São Bernardo, em Setúbal. De acordo com as escalas publicadas no portal do SNS, não estão previstos novos encerramentos no Hospital Garcia de Orta até ao próximo domingo. Este serviço funciona no âmbito de um projeto-piloto que exige um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Artigos

12

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa