
Incêndio em Murça e Alijó



O incêndio teve início na sexta-feira, pelas 14h30, na localidade de Carva, em Murça, e progrediu para Perafita, já no concelho de Alijó, no distrito de Vila Real. Segundo o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, a área ardida totalizou cerca de 1.100 hectares, afetando mato, floresta de pinheiros e eucaliptos, pastagens, hortas e alguns castanheiros.
Apesar da sua progressão, o fogo não colocou em risco as aldeias próximas.
O combate ao incêndio foi particularmente desafiador devido às “condições extremas de calor e vento” e a várias reativações.
O fogo entrou em fase de resolução no sábado, mas sofreu uma primeira reativação à tarde, sendo novamente dominado à noite. Na segunda-feira, após ser dado como em fase de conclusão e vigilância, ocorreu uma nova e forte reativação por volta das 16h00, que só foi considerada resolvida pelas 20h00 do mesmo dia.
A resposta ao incêndio mobilizou um grande número de meios, facilitado pela ausência de outros grandes fogos na região.
No auge do combate, estiveram envolvidos 14 meios aéreos.
Os números de operacionais no terreno variaram consoante a fase do incêndio: na tarde de segunda-feira, durante a reativação, estavam no local 111 operacionais, que aumentaram para 215 pelas 20h10. Na manhã de terça-feira, ainda permaneciam 98 operacionais em trabalhos de vigilância, apoiados por 28 viaturas e três meios aéreos. O autarca de Murça destacou o “excelente trabalho” de todas as forças envolvidas, incluindo bombeiros, GNR e elementos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.