menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Recontagem de Votos em Lisboa: Um Vereador em Disputa entre Chega e CDU por um Único Voto

A recontagem de votos numa secção de São Domingos de Benfica, agendada para terça-feira, será decisiva para a atribuição dos últimos mandatos de vereador na Câmara Municipal de Lisboa. A disputa entre o Chega e a CDU está separada por um único voto, situação que atrasa a posse dos novos órgãos autárquicos.
News ImageNews ImageNews Image

A recontagem dos votos de uma secção eleitoral na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, foi agendada para a próxima terça-feira, 4 de novembro, no Palácio de Justiça. Este procedimento, ordenado pelo Tribunal Constitucional (TC) na sequência de um recurso da CDU, é crucial para determinar a composição final do executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), uma vez que o Chega e a CDU disputam um lugar de vereador por uma diferença de apenas um voto, com vantagem para o Chega.

A contenda eleitoral tem vindo a evoluir desde o dia das eleições, a 12 de outubro.

Inicialmente, os resultados provisórios davam ao Chega uma vantagem de 11 votos sobre a CDU.

Contudo, a assembleia de apuramento local reduziu essa margem para três votos.

A disputa intensificou-se com a intervenção do Tribunal Constitucional, que, para além de ordenar a recontagem em São Domingos de Benfica, validou um voto nulo a favor da CDU e declarou nulo um voto que tinha sido atribuído ao Chega, encurtando a diferença para o atual único voto.

O Chega recorreu desta decisão, considerando-a parcial, mas o TC rejeitou o recurso por ser “legalmente inadmissível”.

A importância desta recontagem é significativa: a força política que obtiver mais votos elegerá dois vereadores, enquanto a outra elegerá apenas um.

Caso o Chega mantenha a vantagem, a CDU perderá um dos dois mandatos que havia conquistado em 2021.

Todo este impasse está a atrasar a tomada de posse dos órgãos autárquicos de Lisboa, incluindo do presidente reeleito, Carlos Moedas. Nas eleições autárquicas, Carlos Moedas, da coligação “Por ti, Lisboa” (PSD/CDS-PP/IL), foi reeleito com 41,69% dos votos, contra 33,95% de Alexandra Leitão, da candidatura “Viver Lisboa” (PS/Livre/BE/PAN). Dos 17 mandatos do executivo, a coligação de Moedas assegurou oito e a de Leitão seis, estando a atribuição dos restantes dependente do resultado final da contagem entre Chega e CDU.

Artigos

6

Política

Ver mais
News Image
Qual foi a pressa?

A frase original é bem conhecida de todos os que prestam a mínima atenção à política: é de António José Seguro, candidato a Presidente da República com o apoio do PS, e foi proferida na qualidade de Secretário-geral do partido, em 2013, quando confrontado com a convulsão partidária interna que mais tarde levaria António Costa a líder do partido primeiro e a Primeiro-ministro depois. Bem sei que na política a memória é curta e que muitos optam por ignorar a História, sob pena de serem confrontado

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa