menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Austrália Expande Proibição de Redes Sociais a Menores de 16 Anos, Enfrentando Resistência do Setor Tecnológico

O governo australiano adicionou o fórum online Reddit e a plataforma de 'streaming' Kick à lista de redes sociais proibidas a menores de 16 anos, intensificando a sua controversa legislação de proteção infantil. A medida, que entra em vigor a 10 de dezembro, tem gerado um debate aceso sobre a sua exequibilidade e as suas consequências.
News ImageNews ImageNews Image

A Austrália está a implementar uma das leis mais rigorosas do mundo para a proteção de menores no ambiente digital, aprovada pelo parlamento em novembro de 2024. A legislação, que se torna efetiva a 10 de dezembro, proíbe menores de 16 anos de terem contas em determinadas redes sociais.

Recentemente, a ministra das Comunicações, Anika Wells, anunciou a inclusão do Reddit e da plataforma de 'streaming' Kick na lista, que já afeta gigantes como o Facebook, Instagram e TikTok. As empresas que não cumprirem a ordem de eliminar as contas destes utilizadores enfrentam multas que podem chegar aos 49,5 milhões de dólares australianos (cerca de 27,5 milhões de euros). Wells defendeu a medida, instando as plataformas a usar a mesma tecnologia que utilizam para visar as crianças para, em vez disso, as proteger.

A plataforma Kick, de origem australiana, esteve recentemente no centro de uma polémica em França, após transmitir em direto a morte do 'streamer' Jean Pormanove (Raphaël Graven), de 46 anos, que foi sujeito a violência e humilhação durante dias. Em resposta à nova lei australiana, um porta-voz da Kick afirmou que, apesar de a Austrália representar uma pequena fração do seu público, a empresa continuará a apoiar os criadores locais e a dialogar com as autoridades para garantir um equilíbrio entre segurança, privacidade e liberdade criativa.

O setor tecnológico tem criticado abertamente a legislação, considerando-a vaga, problemática e aprovada de forma apressada.

Em 13 de outubro, uma representante da Google, Rachel Lord, afirmou no parlamento australiano que a proibição será "extremamente difícil de aplicar" e poderá ter "consequências indesejadas", sem garantir uma maior proteção para as crianças. Apesar da sua rigidez, alguns críticos temem que a lei seja meramente simbólica, especialmente depois de as autoridades terem desaconselhado a verificação de idade generalizada para todos os utilizadores em setembro.

De momento, plataformas como Roblox, Discord e WhatsApp não estão incluídas na proibição, mas o serviço de 'streaming' Twitch está a ser analisado. A ministra Anika Wells esclareceu que a lista de plataformas abrangidas pela lei não é definitiva e poderá sofrer alterações no futuro.

Artigos

8

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
Universidade de Évora e Jerónimo Martins reforçam parceria na área da sustentabilidade do solo

A Universidade de Évora (UÉVORA) e a Jerónimo Martins Agroalimentar (JMA) formalizaram, no passado dia 29 de outubro, a renovação da sua parceria através da assinatura de um novo protocolo de colaboração. A cerimónia teve lugar na Sala 124 do Colégio do Espírito Santo, na instituição de ensino superior alentejana. O acordo visa aprofundar o […] O conteúdo Universidade de Évora e Jerónimo Martins reforçam parceria na área da sustentabilidade do solo aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
News Image
Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez inaugura exposição “Tesouros da Terra II”

No dia 25 de outubro, decorreu a apresentação da Exposição “Tesouros da Terra II”, uma mostra organizada pelo Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas Criatividade Himalaya, que integra agora a exposição permanente de Minerais e Rochas “Coleção Silva Ferreira”. A iniciativa pretendeu divulgar a beleza e o valor científico de alguns dos mais notáveis […] O conteúdo Centro Ciência Viva de Arcos de Valdevez inaugura exposição “Tesouros da Terra II” aparece primeiro em Altominho.tv.

Source LogoAltominho.tv
categoryVer categoria completa