Rede de autocarros Unir vai ter sete novas linhas a partir de 5 de janeiro



A rede de autocarros Unir, que serve a Área Metropolitana do Porto, vai ser reforçada com sete novas linhas que entram em funcionamento no dia 5 de janeiro.
A medida, anunciada pela Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), tem como principal objetivo “reforçar a mobilidade metropolitana, a rapidez das ligações intermunicipais e o acesso a polos residenciais, empresariais e universitários”.
As novas linhas foram desenhadas para otimizar as ligações entre vários municípios e pontos estratégicos. Entre as novidades está a linha 2046, uma ligação rápida via autoestrada entre a zona comercial de Santa Maria da Feira e a Casa da Música, na Boavista. A linha 2059 fará a ligação entre a Universidade de Aveiro e a zona comercial de Santa Maria da Feira. Outras adições incluem a linha 3534 (Vila do Conde/Maia, via Castelo), a 5023 (ligação rápida entre Matosinhos e o fórum da Maia, via Leça do Balio), a 8042 (Gondomar/Souto ao Parque Nascente, via autoestrada) e a 9088 (ligação rápida do Interface de Lourosa/Fiães ao Polo Universitário, via Carvalhos). Por fim, a linha 9511 passará a oferecer uma ligação direta e rápida entre a Estação do Vouga, em Espinho, e a Casa da Música.
Segundo a TMP, a entrada em operação destas novas linhas promove “deslocações mais eficientes, confortáveis e sustentáveis em toda a Área Metropolitana do Porto”.
A gestão da rede Unir está dividida por lotes e operadores: a Nex Continental opera no lote Norte Nascente; a Porto Mobilidade no Norte Poente; a Vianorbus no Norte Centro; a Transportes Beira Douro no Sul Poente; e a Xerbus no Sul Nascente, que abrange municípios como Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Arouca.







