
Redução do IRC Aprovada no Parlamento



A proposta para a redução da taxa geral do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) foi aprovada na votação final global no parlamento.
A medida prevê uma diminuição da taxa dos atuais 20% para 19% em 2026, aplicável aos rendimentos que as empresas obtiverem nesse ano.
A aprovação contou com os votos a favor dos partidos PSD, CDS-PP, Chega, IL, PAN e JPP.
Em sentido contrário, votaram contra a medida o PS, o Livre, o PCP e o Bloco de Esquerda.
O diploma estabelece um desagravamento fiscal de forma faseada.
Para além da descida para 19% em 2026, a legislação consagra novas reduções nos anos subsequentes. A taxa de IRC passará para 18% em 2027 e, a partir de 2028, fixar-se-á nos 17%.
Artigos
16















Economia
Ver mais
A China confirmou ontem que o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, se vai reunir na próxima semana com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir a escalada das tensões comerciais. Num comunicado, o Ministério do Comércio da China disse que Bessent e He, chefe da equipa de negociação do país asiático, falaram hoje por videoconferência, destacando ainda a participação do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. "Ambos os lados tiveram conversas francas,

28,4% da população está exposta ao risco de pobreza e exclusão social Apesar das melhorias assinaladas face a 2023, a Região Autónoma dos Açores manteve-se em 2024 como a região do país mais vulnerável à situação de pobreza e exclusão social.No ano passado, nos Açores, 28,4% da população estava em risco de pobreza ou exclusão […]

Alargamento dos contratos a prazo tenderá a arrastar a precaridade, colocando entraves ao acesso ao crédito.

Fundo de Estabilização Financeira conta com 47 mil milhões de euros.