Liga à Margem: Teixeira Desvaloriza Reunião na FPF e Anuncia Cimeira Própria



Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), afirmou que a instituição "sabe bem qual é o seu papel" e desvalorizou a sua não participação na reunião de sexta-feira entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e os presidentes de Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga. Em declarações aos jornalistas em Olhão, à margem do lançamento de um livro, Teixeira garantiu que "a Liga não ficou de fora", explicando que foi informado sobre o encontro, cujos temas se prenderam com "promessas que foram feitas e diálogos que tiveram ao longo da campanha [eleitoral] para a federação". A reunião, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras, juntou Pedro Proença, presidente da FPF, com Rui Costa, André Villas-Boas, Frederico Varandas e António Salvador. Segundo um comunicado da FPF, o encontro abordou o futuro do futebol português, com foco na sustentabilidade dos clubes e na distribuição das receitas provenientes das apostas desportivas, nomeadamente as relativas a ligas internacionais, concluindo-se pela necessidade de estabelecer critérios rigorosos para essas verbas.
Reinaldo Teixeira reforçou que, enquanto presidente da Liga, representa as 33 sociedades desportivas profissionais e que a sua função é promover o futebol de forma transparente, sem se intrometer em assuntos que não são da sua competência. Rejeitando qualquer especulação, o dirigente sublinhou que a Liga estará sempre envolvida no que for para o bem do futebol.
Paralelamente, o presidente da LPFP anunciou a realização de uma cimeira de presidentes para o dia 4 de dezembro, no Porto. Descreveu-a como uma reunião "natural" e semestral, que não servirá como balanço dos seus sete meses de mandato, mas sim para debater temas centrais para os clubes, como a chave de distribuição dos direitos audiovisuais, os quadros competitivos e as infraestruturas.














