
Reino Unido vai expulsar estudantes estrangeiros sem visto válido



O Governo do Reino Unido está a contactar diretamente estudantes estrangeiros para os informar de que serão expulsos do país caso os seus vistos percam a validade.
Pela primeira vez, esta comunicação é feita através de mensagens de texto e correio eletrónico, com uma advertência clara: “Se não tem o direito legal de permanecer no Reino Unido, deve sair.
Caso contrário, iremos retirá-lo”.
A mensagem acrescenta que os pedidos de asilo infundados serão rejeitados de forma rápida e decisiva. Dez mil estudantes cujos vistos estão prestes a expirar já foram notificados, e prevê-se que dezenas de milhares mais recebam a mesma comunicação nos próximos meses, coincidindo com o aumento de pedidos no outono. O Ministério do Interior estima que a medida afete um total de 130 mil estudantes internacionais. A ação faz parte dos esforços das autoridades para controlar a imigração, motivada por um aumento considerado “alarmante” no número de estudantes que entram legalmente no país e solicitam asilo após o término das suas autorizações de residência. Embora o governo reconheça que muitos pedidos de asilo são legítimos, existe a preocupação de que o sistema esteja a ser utilizado para prolongar a estadia no país. Dados oficiais referentes ao período entre janeiro e junho de 2025 indicam que, enquanto 43.600 requerentes de asilo chegaram em pequenas embarcações (39% do total), um número similar de 41.100 pedidos veio de pessoas que entraram legalmente com visto, sendo os estudantes o maior grupo desta categoria. Esta medida insere-se num plano mais amplo de “reformas radicais” do sistema de asilo, anunciado pela secretária do Interior, Yvette Cooper. O plano visa modernizar o sistema, reforçar a segurança nas fronteiras, realizar uma “revisão abrangente” do mecanismo de recurso e pôr fim ao alojamento de migrantes em hotéis.
Artigos
12











Política
Ver mais
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

BUSCAS NA TAP: IRMÃO DE MARCELO NO CENTRO DO FURACÃO
A TAP e o escritório de advogados SRS Legal, do qual Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, é fundador e senior partner, foram, esta terça-feira, dia 23, alvos de buscas por parte da Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação levada a cabo pelo Ministério Público, relacionada com o pagamento de uma […] O conteúdo BUSCAS NA TAP: IRMÃO DE MARCELO NO CENTRO DO FURACÃO aparece primeiro em 24 Horas.

CHEGA à frente. O início da rutura com o sistema
O sistema político português está a mudar. Pela primeira vez, uma sondagem nacional, o Barómetro DN/Aximage de setembro, coloca o CHEGA à frente das intenções de voto, não como promessa futura, mas como opção real. Este resultado não é uma anomalia estatística, mas sim um sintoma claro de que a sociedade portuguesa vive um momento […] Publicado originalmente em %NoticiasLX%. Acesse o conteúdo completo: %CHEGA à frente. O início da rutura com o sistema%

18h. Buscas na TAP. Ventura pede responsabilização política
Pedro Nuno Santos está a ser investigado a propósito da indemnização de 500 mil euros paga à ex-administradora da TAP Alexandra Reis. Ainda, Trump condena reconhecimento da Palestina.