Visita Real a Pequim: Espanha Procura Reforçar Laços Económicos com a China



A comitiva real, que inclui os ministros dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, e da Economia, Carlos Cuerpo, iniciou a sua agenda oficial na cidade de Chengdu, capital da província de Sichuan. A escolha desta cidade de 20 milhões de habitantes, onde se localiza um dos cinco consulados espanhóis na China, sublinha o cariz económico da deslocação, tendo acolhido um dos dois fóruns empresariais previstos durante a visita.
O principal objetivo é promover reuniões com empresas chinesas para atrair investimentos para Espanha.
Atualmente, existem cerca de 600 empresas espanholas a operar na China, abrangendo setores como energia, serviços financeiros, consultoria, têxtil, automóvel e eletrónica.
A maioria são pequenas empresas focadas na exportação, mas também marcam presença grandes multinacionais como a Gestamp, Indra, Mondragón, Grupo Antolín, Alsa e Telefónica.
A agenda prossegue em Pequim, onde na quarta-feira os monarcas serão recebidos oficialmente pelo Presidente chinês, Xi Jinping, e pela sua esposa.
O rei Filipe VI terá ainda encontros com o primeiro-ministro, Li Qiang, e com o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
O dia terminará com um jantar de gala no Grande Palácio do Povo.
O último dia da visita, quinta-feira, será novamente dedicado ao intercâmbio empresarial, com a realização da reunião do Conselho Consultivo Empresarial Espanha-China em Pequim.
O rei Filipe VI participará no evento e visitará a fábrica da Gestamp, uma multinacional espanhola de componentes para veículos, localizada nos arredores da capital chinesa.
Artigos
4Mundo
Ver mais
Relator do projeto-lei sobre o crime organizado, Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Pública do Estado de S. Paulo, que se encontra licenciado do cargo, reassumindo por alguns dias o seu lugar de deputado federal, afirmou, este domingo, 9, que o avanço do crime organizado no Brasil criou um cenário semelhante ao das zonas de […] O conteúdo BRASIL: “CENÁRIO DO CRIME FAZ LEMBRAR O MÉDIO ORIENTE” aparece primeiro em 24Horas.

“Estou próximo ao povo das Filipinas atingido por um violento tufão: rezo pelos falecidos e seus familiares, pelos feridos e pelos desabrigados", foram as palavras do Papa Leão XIV no Angelus de 9 de novembro. Leia tudo

Agentes alfandegários detiveram um passageiro no aeroporto de Mumbai, na Índia, depois de terem descoberto dois gibões de espécie ameaçada de extinção na bagagem de porão.

Esta segunda-feira, Nicolas Sarkozy voltou a marcar presença num tribunal francês, mas desta vez através de videoconferência. O antigo presidente foi condenado em 21 de novembro no caso do financiamento líbio à sua campanha eleitoral de 2007, decisão que contesta.







