Ciência e Inovação: Académicos Rejeitam Fusão de Agências e Propõem Alternativas de Articulação



Um grupo de reitores e investigadores proeminentes manifestou-se contra a intenção do Governo de fundir a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Nacional de Inovação (ANI) numa nova Agência de Investigação e Inovação (AI2). A posição foi formalizada numa carta enviada ao Governo, subscrita pelos reitores das universidades de Coimbra, Minho, Porto, Lisboa, ISCTE, e por figuras como Alexandre Quintanilha, Manuel Sobrinho Simões e Mário Figueiredo.
Apesar de reconhecerem como positiva a aposta na inovação e a necessidade de reformar as agências de financiamento, os subscritores argumentam que a fusão não é a solução adequada. Em vez disso, defendem a manutenção de duas agências autónomas e especializadas: uma focada em projetos de investigação, sob a tutela exclusiva da ciência, e outra dedicada à investigação e desenvolvimento empresarial e inovação, com tutela conjunta da ciência e da economia.
A proposta central assenta na promoção de uma maior "articulação na base do sistema" para gerar dinâmicas de colaboração. Como medidas concretas, sugerem a criação de estruturas flexíveis, compostas por investigadores, empreendedores e empresas, para analisar o potencial de mercado do conhecimento científico, o que poderia resultar na criação de 'startups' ou no registo de patentes. Propõem ainda a criação de um gabinete de apoio ao registo e gestão de patentes junto da atual ANI, para ultrapassar as dificuldades sentidas na valorização da propriedade intelectual. No que diz respeito ao financiamento, defendem o lançamento de novos concursos que permitam obter financiamento complementar para desenvolver componentes de inovação em projetos de investigação. Adicionalmente, sugerem concursos para candidaturas conjuntas entre empresas e instituições científicas, bem como a possibilidade de os fundos do Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial serem usados para contratar projetos de inovação junto do sistema científico nacional.
O decreto-lei que cria a nova agência aguarda promulgação do Presidente da República, que já solicitou esclarecimentos ao executivo, e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação irá ouvir as comunidades científica e de inovação sobre o tema.
Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
Hoje em dia já não é muito comum falar de pens USB, mas elas ainda existem, e de facto, estão cada vez mais pequenas. Dito tudo isto, esta nova aposta da SanDisk leva o conceito ao extremo. Ou seja, a marca lançou uma versão da Ultra Fit com conetor USB-C, tão compacta que praticamente desaparece […]

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Durante os 12 dias da COP30, o Pavilhão de Portugal acolherá sete eventos diários sobre clima, oceanos, água e energia, e poderá também servir de apoio para as delegações lusófonas.







