
IGAI alerta para falta de centro de migrantes em Lisboa



A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) concluiu que Lisboa “carece urgentemente” de um Centro de Instalação Temporária (CIT) para acolher migrantes que aguardam uma decisão sobre a sua permanência ou expulsão do território nacional.
O alerta consta do Relatório Global ISAP – Inspeções Sem Aviso Prévio 2024, onde a inspetora Ana Margarida Maia destaca que esta é uma recomendação da Comissão Europeia desde 2017.
Atualmente, a região de Lisboa dispõe apenas de um Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT), localizado no Aeroporto Humberto Delgado.
Esta estrutura tem uma capacidade para apenas 25 cidadãos, divididos por uma ala masculina, uma feminina e três quartos de uso excecional. Segundo a IGAI, esta capacidade é “limitada e está desajustada” para o número de pessoas que, por lei, são impedidas de entrar em Portugal e devem permanecer na zona internacional do aeroporto. Em Portugal, além da estrutura de Lisboa, existem apenas mais três espaços para acolher migrantes nestas condições: os EECIT dos aeroportos do Porto e de Faro, e a Unidade Habitacional de Santo António, um CIT no Porto. Em 2024, a IGAI realizou inspeções sem aviso prévio aos EECIT de Lisboa e do Porto, ambos geridos pela PSP. O relatório da IGAI salienta ainda a necessidade de rever o regime jurídico aplicável aos CIT e EECIT, de modo a modernizá-lo e adaptá-lo à realidade migratória, que se alterou significativamente desde 1994.
No âmbito das suas ações, a IGAI inspecionou também 69 postos da GNR e esquadras da PSP em vários distritos do país.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Fogo em Aljezur avança e obriga a cortar trânsito nas estradas 268 e 120
O incêndio que deflagrou ao início da tarde na Bordeira, em Aljezur, está a progredir em direção a Sul, originando o corte do trânsito em troços das estradas nacionais 268 e 120, disse fonte da Proteção Civil.

Homem esfaqueado na via pública na Amora fica com pulmão perfurado
Homem sofreu uma perfuração no pulmão mas está estável Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Homem esfaqueado na via pública na Amora fica com pulmão perfurado

País: Quase 400 bombeiros combatem violento incêndio florestal
Em Aljezur.

Dois homens identificados por posse de aves sem autorização
A GNR identificou dois homens, de 56 e 67 anos, por posse de espécies autóctones sem autorização no concelho de Albergaria-a-Velha. No âmbito de uma ação de patrulhamento, elementos Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) detetaram “diversas aves de espécies autóctones, retidas em gaiolas, nos anexos da residência de um dos suspeitos, […] O conteúdo Dois homens identificados por posse de aves sem autorização aparece primeiro em Notícias de Aveiro.