
Remessas dos emigrantes sobem 0,14% para 2,104 mil milhões até junho



De acordo com dados do Banco de Portugal, as remessas dos emigrantes portugueses aumentaram 0,14% no primeiro semestre deste ano, atingindo um total de 2.104 milhões de euros. Este valor representa uma subida marginal face aos 2.101,21 milhões de euros registados no mesmo período do ano anterior, em 2024.
Em sentido inverso, o montante enviado por trabalhadores estrangeiros a residir em Portugal para os seus países de origem registou um crescimento significativamente superior. O valor totalizou 452,8 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 8,56% em comparação com os 417,16 milhões de euros enviados no período homólogo de 2024. Uma análise específica sobre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) mostra que os portugueses a viver nestes países enviaram 134,62 milhões de euros para Portugal. Este valor representa uma subida de 4,53% em relação aos 128,78 milhões de euros do primeiro semestre do ano passado. No que diz respeito ao fluxo contrário, os cidadãos dos PALOP a trabalhar em Portugal enviaram 57,73 milhões de euros para os seus países. Este montante reflete o aumento percentual mais expressivo, com uma subida de 20,5% face aos 47,89 milhões de euros registados no período homólogo do ano anterior.
Artigos
4



Economia
Ver mais
Esta é a lista definitiva dos 50 vinhos mais caros da atualidade (e há portugueses na lista)
A plataforma especializada Wine-searcher.com divulgou a lista dos 50 vinhos mais caros do mundo em julho de 2025. Tal como em anos anteriores, a França manteve a supremacia, ocupando 45 posições do ranking, deixando apenas cinco lugares para rótulos produzidos nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal.

Tédio no trabalho: 40% dos profissionais ponderam sair das empresas por este motivo
Com as férias de muitos portugueses a aproximarem-se do fim, a ansiedade de regresso à rotina laboral começa a instalar-se. Muitos são os relatos constantes de que o primeiro dia da reentré é difícil, mas isso é perfeitamente compreensível, depois do merecido descanso. No entanto, o que não pode ser normal é o crescente fenómeno, […] The post Tédio no trabalho: 40% dos profissionais ponderam sair das empresas por este motivo appeared first on Forbes Portugal.

IHRU abre concurso para 25 casas com renda acessível em Penafiel
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou no passado dia 15 de agosto, um concurso para atribuição de 75 habitações com renda acessível, distribuídas por 12 concelhos do país. No concelho de Penafiel, existem 25 casas a concurso de tipologias entre T2 e T4. As candidaturas decorrem até 5 de setembro de 2025, exclusivamente através da plataforma ihruarrenda.portaldahabitacao.pt. Para participar, é necessário obter previamente o Certificado de Registo de Candidatura no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA), apresentando informação sobre o agregado habitacional e a documentação exigida. Os concursos serão decididos por sorteio público, agendado para os dias 16 e 17 de setembro, com transmissão em direto no canal de YouTube do IHRU. Podem concorrer pessoas singulares ou agregados familiares que cumpram os critérios de elegibilidade do programa e os requisitos definidos nos avisos de cada concurso.

Óleo de coco dispara para máximos históricos e torna-se artigo de luxo na Ásia
Da água de coco ao biodiesel, passando pelos chocolates e gelados, a pressão sobre a procura é hoje global e está a transformar o mercado de um dos produtos tropicais mais versáteis.