Concurso Deserto Cancela Remodelação Milionária em Conímbriga



A planeada obra de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Conímbriga não irá avançar. A decisão surge após o concurso público para a empreitada, com um preço base de 5,6 milhões de euros e lançado em março, ter ficado deserto, sem que nenhuma empresa apresentasse uma proposta.
Como consequência direta, o projeto perdeu o financiamento previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo o diretor do museu, Vítor Dias, o prazo de execução do concurso coincidia com o prazo final do PRR, em agosto de 2026, o que impossibilitou o relançamento de um novo procedimento. O diretor lamentou a perda de quatro anos de trabalho dedicados ao projeto de ampliação, sublinhando que o caso de Conímbriga não é único e reflete dificuldades crescentes no setor, como o aumento dos custos dos materiais e da mão-de-obra, que levantam dúvidas sobre a eficácia dos atuais modelos de financiamento público.
Apesar do cancelamento da obra principal, a direção do museu está a tentar encontrar alternativas para utilizar as verbas do PRR. Vítor Dias afirmou que estão a ser acelerados projetos de menor complexidade, como trabalhos de conservação nas ruínas do campo arqueológico e ações de restauro e consolidação em alguns troços da muralha do complexo. A esperança é que estas intervenções, por serem mais simples, possam ser executadas dentro do prazo do PRR.
Contudo, o diretor reconheceu que a tramitação burocrática para a aprovação destes novos projetos é complexa e morosa, envolvendo a validação por parte de várias entidades, desde a Museus e Monumentos de Portugal ao Património Cultural, I.P., e à autarquia de Condeixa-a-Nova. De momento, o foco está no que é possível executar no imediato, deixando em suspenso o futuro do projeto de ampliação do museu, que foi inaugurado em 1962 e elevado a Museu Nacional em 2017.
Artigos
9Cultura e Entretenimento
Ver mais
Saiba mais aqui!

A companhia The Lisbon Players e associação POUSIO Arte e Cultura uniram forças para apresentar uma nova produção do clássico Fallen Angels, de Noël Coward, de 26 a 30 de novembro, no Teatro Ibérico.

Doçuras e travessuras, cortesia do Sr. Phil Anselmo. O conteúdo PHIL ANSELMO, dos PANTERA, faz-nos uma visita guiada à sua “casa de terror” [vídeo] aparece primeiro em LOUD!.

Uma nova entrevista de Cristiano Ronaldo ao jornalista Piers Morgan é esta terça-feira publicada e os temas levados para cima da mesa pelo britânico já estão a deixar água na boca aos fãs do capitão da seleção nacional. Desde a relação com Georgina até à camisola assinada que chegou às mãos de Donald Trump ou […] O conteúdo Messi, Jota, Trump… Ronaldo concede entrevista “mais íntima de sempre” a Morgan aparece primeiro em BOM DIA.





