
REN adquire ativos de transmissão elétrica no Chile



A REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou, através da sua subsidiária chilena Empresa de Transmisión Eléctrica Transemel, a aquisição de um portefólio de ativos de transmissão de eletricidade no Chile. A vendedora foi a MLP Transmisión, uma empresa controlada pelo grupo Antofagasta Plc, um dos maiores produtores mundiais de cobre. A transação foi concretizada por um montante de 67,5 milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a cerca de 57,56 milhões de euros, e será integralmente financiada através de dívida externa. O portefólio adquirido localiza-se na região centro-norte do Chile e é composto por aproximadamente 144 quilómetros de linhas de transmissão.
Estas infraestruturas foram desenvolvidas para servir a operação da Minera Los Pelambres, uma das maiores minas de cobre do mundo, que é também controlada pelo grupo Antofagasta.
Com esta aquisição, a Transemel passa a operar um total de cerca de 423 quilómetros de linhas de transmissão e cinco subestações no país.
Num comunicado à CMVM, a empresa liderada por Rodrigo Costa explicou que a operação se enquadra no seu plano estratégico.
Este plano prevê, para além do crescimento orgânico no Chile, a realização de aquisições pontuais de ativos em operação que tenham uma dimensão adequada e um perfil de risco e retorno alinhado com os princípios de investimento prudente da REN. A empresa sublinhou que a aquisição foi realizada em conformidade com a disciplina financeira que orienta a sua atividade, assegurando a rentabilidade sustentada e a preservação de métricas de crédito compatíveis com a manutenção do seu 'rating investment grade'.
As infraestruturas foram recentemente reclassificadas como ativos regulados no âmbito do processo de revisão tarifária para o período 2024-2027.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Os construtores automóveis japoneses têm o seu domínio no sudeste da Ásia em risco, devido às marcas chinesas - que propõem modelos elétricos de baixo custo, que são cada vez mais vendidos.

"Portugal afirma-se como destino de eleição para 'branded residences' na Europa, refletindo a dinâmica do país e a crescente sofisticação do mercado imobiliário", avança Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela + Penalva [Leia mais]

Os gastos dos consumidores durante a época de compras de Natal deverão atingir um novo máximo de 1,25 biliões de dólares (do inglês trillion) nos meses de novembro e dezembro, segundo previsões da Salesforce. O valor representa um crescimento de 4% face ao mesmo período de 2024, com base na análise de dados e comportamentos […] O conteúdo Vendas de Natal devem chegar aos 1,25 biliões de dólares com IA a ganhar relevo nas pesquisas do consumidor aparece primeiro em Grande Consumo.

A fatura dos combustíveis pode ficar até 10% mais cara caso termine o “bónus” no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) que vigora desde 2022. Bruxelas exige que Portugal ponha fim à medida, e o impacto para os consumidores pode chegar a oito euros por depósito. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lembra que […] O post Gasolina e gasóleo em Portugal pode ficar 10% mais caro com exigência Europeia apareceu primeiro em Razão Automóvel.