Aliança Sino-Europeia Redefine Futuro Automóvel no Brasil: Geely Adquire Participação Estratégica na Renault



O Grupo Renault e a Geely, detentora de marcas como a Volvo, formalizaram uma parceria estratégica no Brasil, através da qual o grupo chinês adquiriu 26,4% do capital da Renault do Brasil.
Este acordo representa um passo significativo na cooperação entre fabricantes europeus e chineses, com o objetivo de fortalecer a presença de ambas as empresas na América do Sul, focando-se na produção e comercialização de veículos elétricos e híbridos.
A aliança permitirá à Geely utilizar as instalações industriais do Complexo Ayrton Senna, da Renault, em São José dos Pinhais (Paraná), que atualmente opera a cerca de 50% da sua capacidade. Além do acesso à fábrica, a Geely beneficiará da rede de concessionários da Renault para acelerar a sua implantação no mercado brasileiro. Em contrapartida, a Renault terá acesso à plataforma multi-energia GEA da Geely, o que lhe permitirá expandir a sua gama de veículos de baixas e nulas emissões e consolidar a sua estratégia de eletrificação na região.
O montante financeiro da operação não foi divulgado.
Esta parceria aprofunda uma relação já existente entre os dois grupos, que em 2024 viram a Geely adquirir 34,02% da Renault Korea Motors e que colaboram na joint venture "Horse" para o desenvolvimento de motores de combustão.
François Provost, diretor-executivo do Grupo Renault, classificou o acordo como um "avanço decisivo" na estratégia internacional da empresa, baseado na excelência industrial e liderança tecnológica.
A implementação completa do acordo está, no entanto, dependente de aprovações regulatórias.
Fabrice Cambolive, diretor-executivo de desenvolvimento da Renault, sublinhou que esta colaboração não exclui futuros acordos com outros fabricantes. A imprensa internacional avança que a Renault poderá estar a explorar parcerias semelhantes com a Chery para outros mercados da América do Sul, como a Colômbia e a Argentina, embora nada tenha sido formalizado.
Artigos
5Economia
Ver mais
No dia 13 de novembro, a Batalha recebe o evento de apresentação oficial dos primeiros centros acreditados pelo projeto Peça Verde, promovido pela ANCAV. Em entrevista à Green Savers, Vítor Pereira, presidente da entidade representativa de Centros de Abate de Veículos (CAV) em Portugal, diz que este momento "simboliza a materialização de um projeto que a associação sempre considerou essencial para a credibilização e modernização do setor”.

A recém-nomeada secretária-geral da ONU Turismo destacou, ontem, a importância de gerir o crescimento do turismo mundial através de ferramentas inovadoras e sustentáveis, como a inteligência artificial, que permitem regular os fluxos de visitantes para evitar a massificação. Durante uma conferência de imprensa realizada por ocasião da 26.ª Assembleia Geral desta agência das Nações Unidas, que terminará esta terça-feira em Riade, Shaikha Al Nowais assinalou que o aumento de visitantes em destino

Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.







