menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aumento das Rendas em 2026

As rendas em Portugal poderão ser legalmente atualizadas em até 2,25% no ano de 2026, um valor que tem por base os dados preliminares da inflação divulgados no final de agosto.
News ImageNews ImageNews Image

Os contratos de arrendamento em Portugal poderão sofrer uma atualização no seu valor de até um máximo de 2,25% em 2026.

Esta percentagem, que define o limite máximo para o aumento das rendas no referido ano, foi calculada com base nos mais recentes dados sobre a inflação, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A informação, veiculada por diversas fontes noticiosas numa sexta-feira, especifica que o valor de 2,25% deriva da estimativa rápida da inflação relativa ao mês de agosto. Este indicador, embora sirva de referência principal para o cálculo do coeficiente de atualização das rendas, é de natureza provisória.

Os próprios artigos sublinham que os dados conhecidos ainda não são definitivos, o que implica que o valor final poderá sofrer ajustes.

Apesar do caráter preliminar da estimativa, este valor de 2,25% é o que, para já, orienta as expectativas de senhorios e inquilinos relativamente à atualização das rendas para o próximo ano. A confirmação do valor final da inflação de agosto pelo INE será o passo seguinte para fixar em definitivo o coeficiente que poderá ser legalmente aplicado aos contratos de arrendamento a partir de 2026.

Artigos

23