Irlanda Pressiona UEFA para Excluir Israel das Competições Europeias



A Federação de Futebol da República da Irlanda (FAI) aprovou formalmente a apresentação de uma moção à UEFA, pedindo a proibição da participação de Israel nas competições organizadas pelo organismo. A proposta, apresentada pelo clube irlandês Bohemians, necessitava do apoio de 50% dos delegados e foi aprovada por uma “larga maioria”, segundo um comunicado oficial da FAI. A moção baseia-se em duas alegadas violações dos estatutos da UEFA por parte da federação de futebol de Israel (IFA). A primeira acusação refere-se à organização de clubes em “territórios palestinianos ocupados sem o consentimento da Federação Palestiniana de Futebol (PFA)”.
A segunda aponta para uma “alegada falha da IFA em implementar uma política antirracista eficaz”.
Além do pedido de exclusão, a FAI anunciou que irá solicitar à UEFA a publicação de “critérios transparentes para a suspensão ou exclusão das associações-membro”, de forma a garantir a “igualdade de tratamento a todos os filiados”. Esta iniciativa surge depois de, no mês passado, terem sido suspensos os planos da UEFA para votar a possível suspensão de Israel devido ao conflito de dois anos em Gaza.
Essa suspensão ocorreu após uma proposta de paz apresentada pelo então presidente norte-americano, Donald Trump, e pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
O Comité Executivo da UEFA voltará a reunir-se no dia 3 de dezembro, em Nyon, e poderá analisar o pedido irlandês.
Entretanto, Israel encerrará a sua campanha de qualificação para o Mundial de 2026 a 16 de novembro, frente à Moldávia, já sem qualquer hipótese de apuramento. A República da Irlanda é também a próxima adversária de Portugal num jogo de qualificação para o mesmo torneio.
Artigos
7Mundo
Ver mais
Quatro pessoas morreram e onze ficaram feridas após um carro colidir contra um bar cheio em Tampa, durante uma fuga à polícia, na Florida. O condutor, de 22 anos, foi detido e enfrenta acusações de homicídio negligente. Veja o vídeo da perseguição na galeria abaixo.

Os EUA ultrapassaram hoje os 1.000 voos cancelados, pelo segundo dia consecutivo, devido à escassez de controladores aéreos provocada pelo encerramento do governo federal, que completa 39 dias. De acordo com o portal de acompanhamento Flightaware, já foram registados 1.008 voos cancelados ao longo do dia, sendo os aeroportos de Charlotte (Carolina do Norte), Newark e John F. Kennedy de Nova Iorque, o Internacional de Chicago e o de Atlanta os mais afetados até ao momento. A falta de controlador

A União Europeia (UE) vai enviar a partir do Panamá cerca de 125 toneladas de ajuda humanitária avaliadas em mais de 500.000 dólares, como resposta de emergência à passagem devastadora do furacão Melissa pela Jamaica, Cuba e Haiti. A comissária europeia para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, supervisionou hoje parte dessa ajuda armazenada no Centro Logístico Regional de Assistência Humanitária (CLRAH), localizado nos arredores da capital panamenha. No CLRAH, o departament

Um grupo de jovens que perdeu os pais ou os tem a combater na linha da frente passou alguns dias em Lisboa, num projeto que oferece momentos de paz e esperança a quem vive diariamente sob o impacto da guerra na Ucrânia.







