menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Impasse em Washington: Republicanos Rejeitam Proposta Democrata e Prolongam 'Shutdown' Histórico

Os Republicanos no Senado dos EUA rejeitaram uma proposta dos Democratas para terminar a paralisação governamental, a mais longa da história do país, que ligava a reabertura do governo à manutenção dos subsídios do programa de saúde Obamacare, prolongando o impasse político.
News ImageNews ImageNews Image

No 38.º dia da maior paralisação estatal da história dos Estados Unidos, os Republicanos do Senado rejeitaram uma proposta dos Democratas destinada a reabrir o governo. A oferta, apresentada pelo líder democrata no Senado, Chuck Schumer, propunha a aprovação de uma lei de financiamento governamental em troca da extensão, por um ano, dos subsídios da Lei de Acesso à Saúde, conhecida como Obamacare.

Schumer descreveu a proposta como "razoável", mas a sua contraparte republicana discordou.

O líder da maioria no Senado, John Thune, classificou a oferta como "inviável" e afirmou que a negociação sobre a saúde só ocorrerá após a reabertura do governo. Apesar da rejeição, Thune considerou que a proposta democrata pode ser "interpretada como um progresso", sugerindo que os opositores estão a "sentir a pressão" para encontrar uma solução.

Contudo, frisou que a oferta "não chega nem perto" do necessário para resolver o impasse.

Enquanto as negociações prosseguem, os Democratas mostram-se divididos.

Alguns senadores recusam qualquer cedência até que a administração Trump recue nos cortes à saúde pública, enquanto outros, mais moderados, estariam dispostos a aceitar um acordo de financiamento parcial.

Por seu lado, Thune tem promovido um pacote bipartidário que financiaria por um ano programas consensuais, como ajuda alimentar e apoio a veteranos, estendendo o financiamento geral até dezembro ou janeiro.

Para ser aprovada, esta medida necessita de 60 votos, o que exige o apoio de pelo menos mais cinco Democratas.

A pressão para terminar a paralisação tem vindo a aumentar, com sindicatos e outros grupos a manifestarem preocupação.

As consequências são já visíveis, afetando centenas de milhares de funcionários federais sem pagamento, provocando o cancelamento de voos e a interrupção do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) para 42 milhões de americanos de baixos rendimentos. O Presidente Donald Trump, que segundo a agência AP instou os senadores a terminar a paralisação, tem ignorado os apelos de Schumer para se sentar à mesa de negociações.

Artigos

7
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones