Impasse em Washington: Republicanos Rejeitam Proposta Democrata e Prolongam 'Shutdown' Histórico



No 38.º dia da maior paralisação estatal da história dos Estados Unidos, os Republicanos do Senado rejeitaram uma proposta dos Democratas destinada a reabrir o governo. A oferta, apresentada pelo líder democrata no Senado, Chuck Schumer, propunha a aprovação de uma lei de financiamento governamental em troca da extensão, por um ano, dos subsídios da Lei de Acesso à Saúde, conhecida como Obamacare.
Schumer descreveu a proposta como "razoável", mas a sua contraparte republicana discordou.
O líder da maioria no Senado, John Thune, classificou a oferta como "inviável" e afirmou que a negociação sobre a saúde só ocorrerá após a reabertura do governo. Apesar da rejeição, Thune considerou que a proposta democrata pode ser "interpretada como um progresso", sugerindo que os opositores estão a "sentir a pressão" para encontrar uma solução.
Contudo, frisou que a oferta "não chega nem perto" do necessário para resolver o impasse.
Enquanto as negociações prosseguem, os Democratas mostram-se divididos.
Alguns senadores recusam qualquer cedência até que a administração Trump recue nos cortes à saúde pública, enquanto outros, mais moderados, estariam dispostos a aceitar um acordo de financiamento parcial.
Por seu lado, Thune tem promovido um pacote bipartidário que financiaria por um ano programas consensuais, como ajuda alimentar e apoio a veteranos, estendendo o financiamento geral até dezembro ou janeiro.
Para ser aprovada, esta medida necessita de 60 votos, o que exige o apoio de pelo menos mais cinco Democratas.
A pressão para terminar a paralisação tem vindo a aumentar, com sindicatos e outros grupos a manifestarem preocupação.
As consequências são já visíveis, afetando centenas de milhares de funcionários federais sem pagamento, provocando o cancelamento de voos e a interrupção do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) para 42 milhões de americanos de baixos rendimentos. O Presidente Donald Trump, que segundo a agência AP instou os senadores a terminar a paralisação, tem ignorado os apelos de Schumer para se sentar à mesa de negociações.
Artigos
7Mundo
Ver mais
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, agradeceu ao Governo de Portugal por ter contribuído para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.

Várias eleições locais agitaram os EUA, particularmente a de Nova Iorque, que elegeu um candidato apoiado pelos democratas. A esquerda de todo o mundo olha para Zohran Mandani, novo mayor da cidade, como um modelo político que junta ruas e redes sociais para recuperar eleitorado. Mas este sinal chega para preocupar Trump e influenciar as eleições intercalares do próximo ano? Ouça aqui o ‘Expresso da Meia-Noite’ em podcast

Em Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, um tornado devastou mais de 80% do município, revelou ao jornal O Globo, o autarca da cidade Sezar Augusto Bovino.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, concedeu à Hungria uma isenção de um ano às sanções norte-americanas sobre a compra de petróleo e gás russo, após o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán ter solicitado um alívio durante uma reunião na Casa Branca.








