
APR Contesta Agravamento do IMT para Não-Residentes



No âmbito do programa “Construir Portugal”, o Governo anunciou um agravamento do IMT para cidadãos não-residentes que adquiram habitação em Portugal, excluindo os emigrantes. Em resposta, a Associação Portuguesa de Turismo Residencial e Resorts (APR) manifestou a sua preocupação e propôs que a medida não abranja os resorts turísticos nem as regiões de baixa densidade, alertando para um potencial impacto negativo no investimento em empreendimentos turísticos nestas áreas. Segundo Pedro Fontainhas, diretor executivo da APR, a pressão habitacional concentra-se principalmente nas regiões urbanas, e os resorts turísticos, localizados fora destes centros, não concorrem com o mercado de primeira habitação para os portugueses.
Considera, por isso, que penalizar o investimento estrangeiro nestes empreendimentos é um “erro estratégico” que poderá resultar na perda de investimento, emprego e receita fiscal para as regiões de baixa densidade. Para sustentar a sua posição, a APR cita um estudo macroeconómico da Nova SBE, segundo o qual, entre 2014 e 2023, o turismo residencial e os resorts geraram 96,8 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) e mais de 2,8 milhões de empregos. O estudo detalha que apenas os não-residentes, através da aquisição de imóveis para uso próprio, contribuíram com 298 milhões de euros de VAB, criaram 9.060 empregos e pagaram centenas de milhões em impostos como IMT, IMI e IVA.
A associação apela ao Governo para que baseie as decisões fiscais em dados económicos, mantenha a estabilidade fiscal para reter investimento e reconheça o papel deste setor como um pilar do desenvolvimento em regiões como o Algarve, Alentejo, Oeste, Madeira e Açores.
A APR argumenta que ignorar estas especificidades trava a convergência regional e mantém a pressão sobre os centros urbanos.
Artigos
9








Política
Ver mais
O Interior vai ser uma prioridade estratégica do governo, garantiu em Seia o ministro das O conteúdo Miguel Pinto Luz em Seia: “O Interior tem sido negligenciado numa atitude estúpida do Estado” aparece primeiro em Seia Digital.

Celso Bettencourt, candidato do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promete a revitalização da baía da cidade, dizendo-se determinado em concretizar um dos projectos mais estruturantes para o futuro do concelho. Há precisamente um ano, o candidato tinha apresentado publicamente um plano de requalificação para a baixa de Câmara de Lobos, assente em […]

A CDU realizou hoje um jantar comício no Curral das Freiras onde o candidato à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Marco Fernandes, declarou que “o Curral das Freiras é um exemplo muito claro da desgraça que é ficarem apenas os senhorios na autarquia”. Conforme explicou, “os senhorios não podem ficar sozinhos na Câmara. Quando […]

O ex-deputado felgueirense António Pedro Faria disse esta semana ao SF Jornal que caso seja eleito à Assembleia Municipal de Felgueiras, procurará alterar o regimento de forma a que este órgão fiscalizador vá ao encontro dos cidadãos, descentralizando as reuniões e promovendo uma cultura de participação ativa.Esta é uma das bandeiras do candidato da coligação […] O conteúdo António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO) aparece primeiro em Semanário de Felgueiras.