menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Venda do Banco da CGD no Brasil

O Governo português aprovou o relançamento da venda da totalidade do Banco Caixa Geral – Brasil, a unidade detida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), marcando uma nova fase num processo que se arrasta desde 2017.
News ImageNews ImageNews Image

O Conselho de Ministros aprovou, na passada quinta-feira, uma resolução que autoriza a Caixa Geral de Depósitos (CGD) a relançar o processo de venda do seu banco no Brasil. A alienação, conforme detalhado no comunicado oficial, abrange "as ações detidas pela Caixa, representativas de 100% do capital social do Banco Caixa Geral – Brasil, bem como da totalidade ou parte do capital social das sociedades por este e dos respetivos ativos".

Esta decisão marca a terceira tentativa de venda da instituição financeira, após processos anteriores que não se concretizaram em 2020 e 2023. A venda da unidade brasileira era, originalmente, uma das exigências do programa de reestruturação da CGD, um plano que o banco público já concluiu.

O processo de alienação foi iniciado pela primeira vez em 2017.

O relançamento do dossiê surge na sequência de declarações recentes do presidente executivo (CEO) da CGD, Paulo Macedo.

Há cerca de dois meses, durante a apresentação de resultados, Macedo revelou que o interesse no banco brasileiro tinha sido renovado, afirmando: "Voltamos a ter entidades interessadas, pelo que gostaríamos de retomar o processo". Na mesma ocasião, o CEO admitiu a existência de "questões processuais antes de chegar à fala com eventuais interessados", indicando que a retoma da venda estava a ser preparada.

Artigos

9

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa