menulogo
Notícias Agora
user
Close

Identificação e captura do suspeito do assassinato de Charlie Kirk

Tyler Robinson, um estudante de 22 anos, foi detido como o principal suspeito do assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, após uma denúncia da sua própria família e a descoberta de munições com mensagens antifascistas.
News ImageNews ImageNews Image

Tyler Robinson, um estudante de Engenharia Elétrica de 22 anos, foi identificado e detido como o principal suspeito do assassinato do ativista de extrema-direita Charlie Kirk. O crime ocorreu na Universidade de Utah Valley, onde Robinson era aluno bolseiro e descrito como bom aluno.

O jovem não possuía registo criminal nem era filiado em nenhum partido político.

A captura de Robinson, anunciada pelo governador do Utah, Spencer Cox, com a frase “Apanhámo-lo”, foi possível graças à colaboração de um familiar. Na noite de 11 de setembro, um familiar contactou um amigo que, por sua vez, alertou as autoridades, revelando que Robinson tinha insinuado ou confessado o crime. A família relatou que o suspeito se tinha tornado “mais político” nos últimos anos e que, num jantar recente, manifestou o seu desagrado pelas opiniões de Kirk, considerando que este “estava cheio de ódio”.

Um colega de quarto também colaborou, mostrando mensagens trocadas na aplicação Discord sobre uma espingarda.

A investigação revelou pormenores sobre a motivação do suspeito, que se opunha abertamente às visões do ativista.

Foram encontradas inscrições de cariz antifascista nas munições da arma que se acredita ter sido usada no crime.

Entre as mensagens gravadas nos cartuchos estavam “Ei, fascista!

Apanha!”, “Repara num alto.

Ups, o que é isto?” e o refrão da canção da resistência italiana “O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao”.

Charlie Kirk, de 31 anos, era o fundador da organização ultraconservadora Turning Point USA e um proeminente aliado de Donald Trump, que anunciou a intenção de lhe atribuir postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade. Tyler Robinson foi detido em menos de 36 horas após o homicídio e, segundo as autoridades, enfrenta a possibilidade da pena de morte.

Acredita-se que tenha agido sozinho.

Artigos

18
Ver mais▼