
Obra inédita de Picasso vai a leilão em Paris



A pintura a óleo "Busto de Mulher com Chapéu Florido", de Pablo Picasso, foi apresentada pela primeira vez ao público na leiloeira Hôtel Drouot, em Paris. A obra de 80x60 centímetros, assinada e datada de 11 de julho de 1943, retrata a fotógrafa e musa dos surrealistas, Dora Maar, que foi companheira do artista durante cerca de uma década. Adquirida em agosto de 1944 por um colecionador francês, a pintura permaneceu na posse da sua família desde então, sendo agora colocada à venda como parte de uma herança.
Segundo a especialista em Picasso, Agnès Sevestre-Barbé, a obra é excecional por nunca ter sido envernizada ou restaurada, encontrando-se no seu "estado original".
Até à sua revelação, era conhecida dos especialistas apenas através de fotografias a preto e branco no catálogo oficial das obras de Picasso e em registos do fotógrafo Brassaï no ateliê do pintor.
Inspirado pelos estilos naturalista e cubista, o retrato mostra Dora Maar com uma expressão de tristeza mas imbuída de doçura, usando um chapéu florido de cores vibrantes como vermelho, amarelo, verde e roxo. Olivier Picasso, neto do pintor, destacou que estas cores são surpreendentes para uma obra de 1943, um período geralmente associado a trabalhos mais sombrios.
A pintura foi criada numa altura em que Picasso estava a deixar Maar por Françoise Gilot.
O leilão está agendado para 24 de outubro e será antecedido por uma exposição de três dias. O leiloeiro Christophe Lucien explicou que a estimativa inicial de cerca de oito milhões de euros é "razoavelmente baixa" e que o valor "pode disparar". A venda de um retrato de Dora Maar em França é considerada um evento raro, dado que outras obras semelhantes atingiram valores muito superiores em leilões nos Estados Unidos, como foi o caso de 'Dora Maar com um Gato', vendido por 95 milhões de dólares em 2006.
Artigos
7






Cultura e Entretenimento
Ver mais
GfK defende medição total de televisão em Portugal
António Salvador, diretor-geral da GfK em Portugal (na foto), refere que, no nosso país, "os consumidores dividem o seu tempo entre múltiplos ecrãs e plataformas e o mercado precisa de uma métrica transversal, fiável e reconhecida por todos" [Leia mais]

Já saiu o novo disco dos Três Tristes Tigres
Cinco anos depois do álbum 'Mínima Luz', os Três Tristes Tigres estão de volta aos discos. A novidade é um trabalho onde a banda «envia cartas de amor ao mundo»: 'Arca'. A maioria das letras é da autoria da poeta Regina Guimarães.

Filmes de 17 países selecionados para o festival de cinema cómico
A organização, repartida entre o cineclube e o município de Pombal, avança que a comédia francesa está em grande destaque entre a competição internacional, na qual também há forte presença da animação.

Filme português salta fronteiras para festival de cinema Fantastic Fest
O filme 'A Árvore do Conhecimento' é mostrado hoje no festival Fantastic Fest, no Texas, depois da estreia mundial na noite de abertura, "um privilégio" que mostra como o cinema em português consegue "saltar fronteiras", disse o protagonista à Lusa.