
Revisão laboral. CCP apela a que se alcance "plataforma de acordo"



O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, apelou à criação de uma "plataforma de acordo" na concertação social para a revisão da legislação laboral. Após uma audiência com o Presidente da República no Palácio de Belém, em Lisboa, Vieira Lopes sublinhou que seria "muito positivo para o país" se as alterações à lei laboral tivessem o consenso mais amplo possível. Nesse sentido, o líder da CCP informou ter estabelecido contactos com as confederações empresariais e com as centrais sindicais.
Expressou a esperança de que a reunião de concertação social agendada para quarta-feira marque "o início de um processo negocial positivo". Apesar de antecipar que o processo possa ser demorado por se tratarem de "temas sensíveis", a confederação manifesta-se disposta a esforçar-se para encontrar pontos de consenso, seja em concertação social, em reuniões bilaterais ou em grupos de trabalho.
Face às críticas das centrais sindicais, que consideram que a proposta do Governo fragiliza os direitos dos trabalhadores, João Vieira Lopes desvalorizou, afirmando que no início destes processos existem frequentemente "posturas radicais", mas lembrou que, historicamente, têm sido alcançados acordos, mesmo em períodos complexos como o da 'troika'.
O anteprojeto do Governo, designado "Trabalho XXI", começará a ser debatido com os parceiros sociais na quarta-feira.
Segundo a CCP, as propostas, em linhas gerais, convergem com as reivindicações das empresas, como o fim das restrições ao 'outsourcing' e o regresso do banco de horas individual, admitindo, no entanto, que possam ser feitos acréscimos. As alterações propostas pelo executivo abrangem áreas como a parentalidade, o trabalho flexível, a formação profissional, os períodos experimentais e o alargamento dos setores abrangidos por serviços mínimos em caso de greve.
Artigos
13












Economia
Ver mais
Benfica SAD com lucro superior a 34 milhões de euros em 2024/25
O resultado líquido da Benfica SAD ascendeu a 34,4 milhões de euros (ME) no exercício de 2024/25, depois de ter registado um prejuízo de 31,4 ME em 2023/24, anunciaram hoje as 'águias'.

Investimento de 50 M€: Barceló Hotel Group lançou 1ª pedra do Royal Hideaway Santa Maria na ilha do Sal
O Barceló Hotel Group lançou, na segunda-feira, 8 de setembro, a primeira pedra daquele que será o seu quarto investimento em Cabo Verde, o 5 estrelas Royal Hideaway Santa Maria, na ilha do Sal. No total, os investimentos do grupo hoteleiro espanhol em Cabo Verde somam já 150 milhões de euros. A primeira pedra do...

Crédito Agrícola lança crédito com condições especiais para vítimas dos incêndios
Entre as soluções apresentadas para clientes particulares, destacam-se condições especiais de Crédito Pessoal a Incêndios, com taxa fixa de 2,50% (TAN), para montantes entre 2.500 euros e 15.000 euros, destinados a apoiar necessidades imediatas resultantes dos incêndios.

TAP introduz conexão bluetooth a bordo
A frota de longo curso da TAP, composta por 19 aeronaves Airbus A330neo e 13 do modelo Airbus A321neoLR, da mais recente geração, já está equipada com o novo software.