menulogo
Notícias Agora
user
Close

Apreensão de Haxixe no Rio Guadiana

Uma operação conjunta entre a Guarda Nacional Republicana e a Guardia Civil espanhola culminou na apreensão de mais de 1,5 toneladas de haxixe no Rio Guadiana. A droga foi recuperada da água após ter sido lançada ao mar por uma embarcação suspeita que se colocou em fuga.
News ImageNews ImageNews Image

Na segunda-feira, 22 de setembro, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu 38 fardos de haxixe, com um peso total de aproximadamente 1.520 quilos. A apreensão ocorreu na zona da foz do Rio Guadiana, entre o sul de Portugal e Espanha.

A operação teve início quando o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da GNR detetou uma embarcação suspeita a entrar no rio. Em resposta, a Secção de Patrulhamento Marítimo do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão foi imediatamente acionada, com o objetivo de intercetar a embarcação e impedir a entrada do estupefaciente em território nacional.

Ao aperceber-se da presença dos militares da GNR, a tripulação da embarcação suspeita iniciou uma fuga em direção a águas espanholas.

Durante a fuga, lançaram dezenas de fardos ao mar. As autoridades portuguesas conseguiram recuperar 38 desses fardos, que continham mais de 1,5 toneladas de haxixe.

A embarcação conseguiu escapar.

Esta ação contou com a colaboração da Guardia Civil espanhola, reforçando o que as autoridades descrevem como um “compromisso conjunto no combate ao tráfico internacional de droga por via marítima”.

A GNR afirma que a UCCF se mantém vigilante na proteção da costa portuguesa para prevenir e combater a criminalidade transfronteiriça.

Artigos

16

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa