
Morte do músico sueco Tomas Lindberg



O músico sueco Tomas “Tompa” Lindberg, conhecido por ser a voz da banda de death metal melódico At The Gates, morreu aos 52 anos, vítima de um carcinoma adenoide cístico, um cancro raro e agressivo na boca e no palato. A notícia, confirmada a 16 de setembro de 2025, gerou uma onda de homenagens por parte de fãs, músicos e profissionais da indústria musical, que lamentaram a partida precoce de uma das figuras mais influentes do metal das últimas três décadas. Nascido em Gotemburgo, Lindberg foi um dos arquitetos do “som de Gotemburgo” nos anos 90.
Juntamente com bandas como In Flames e Dark Tranquillity, os At The Gates fundiram a brutalidade do death metal com melodias de guitarra de inspiração clássica. O álbum «Slaughter of the Soul», de 1995, é considerado um marco do género, tendo influenciado uma nova geração de músicos e servido de base para o desenvolvimento de subgéneros como o metalcore norte-americano, com bandas como Killswitch Engage e As I Lay Dying a beberem diretamente desta fonte.
A canção «Blinded By Fear» chegou a ter um vídeo em rotação na MTV.
A carreira de Lindberg foi marcada pela versatilidade, tendo participado em inúmeros projetos de diferentes estilos, como Disfear e Skitsystem (crust punk), Lock Up (grindcore) e The Great Deceiver (experimental).
Fora dos palcos, era professor de estudos sociais, refletindo um lado mais intelectual. Apesar do diagnóstico de cancro no final de 2023 e de estar hospitalizado desde maio de 2025, o músico manteve-se ativo, tendo gravado as vozes para um novo álbum na véspera de uma cirurgia.
A banda havia comunicado a sua doença em agosto, pedindo respeito pela sua privacidade. Desde o anúncio da sua morte, as reações multiplicaram-se.
Albert Mudrian, diretor da revista Decibel, recordou-o como um defensor de novos artistas. Músicos como Nick Holmes (Paradise Lost) e bandas como os japoneses Mono lamentaram a perda de um artista que deixou uma “marca indelével” no metal.
Artigos
9








Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

“Ficava a vender os bilhetes antes do espetáculo, para me aproximar. Precisava de entender a plateia”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.