
Morte de Robert Redford aos 89 anos



O icónico ator e cineasta norte-americano Robert Redford faleceu na terça-feira, 16 de setembro de 2025, aos 89 anos.
A sua morte ocorreu em casa, em Sundance, no estado do Utah, enquanto dormia, conforme comunicado pela sua relações públicas, Cindi Berger.
A família, que o acompanhava no momento, pediu privacidade, não tendo sido divulgada a causa da morte.
Com uma carreira de mais de seis décadas, Redford destacou-se não só como um dos rostos mais marcantes de Hollywood entre os anos 60 e 80, mas também como um realizador premiado e ativista. Participou em filmes memoráveis como "Dois Homens e Um Destino", "A Golpada" e "Os Homens do Presidente".
Como realizador, o seu trabalho foi reconhecido com o Óscar de Melhor Realização em 1981 por "Gente Comum".
Em 2002, a Academia atribuiu-lhe um Óscar honorário pelo conjunto da sua carreira.
Para além do seu trabalho à frente e atrás das câmaras, o maior legado de Redford é a sua contribuição para o cinema independente. Em 1981, fundou o Sundance Institute, uma iniciativa para apoiar novos cineastas que deu origem ao Festival de Sundance, hoje considerado o mais prestigiado evento mundial de cinema independente.
A sua visão transformou a indústria e abriu portas a gerações de realizadores.
A notícia da sua morte motivou inúmeras reações.
A sua família prestou-lhe homenagem, com os netos Conor Schlosser e Lena Hart Redford a partilharem fotografias inéditas nas redes sociais.
Em Portugal, figuras públicas como Iva Domingues e Rita Ferro Rodrigues foram das primeiras a manifestar o seu pesar, lembrando-o como "um dos maiores de sempre" e um dos "rostos mais luminosos do cinema".
Artigos
6





Cultura e Entretenimento
Ver mais
“O Silêncio é um Lugar”, a exposição restropectiva pela carreira de Pedro Abrunhosa
A exposição antecede dois grandes concertos de Pedro Abrunhosa, de regresso às Arenas de Porto e Lisboa em janeiro de 2026.

Noite de emoções: foi assim que o elenco de 'Vitória' viveu a estreia
Os atores juntaram-se para assistir em conjunto ao primeiro episódio da nova novela.

Chefs on Fire. Chefs do Cura e do Belcanto mostraram que o fine dining também pode ser descontraído (e meter bolas de Berlim)
Rodolfo Lavrador, chef do Cura, e Américo dos Santos, chef pasteleiro do Belcanto, responderam ao desafio do Chefs on Fire. Enquanto o primeiro estreou-se em nome próprio no festival, o segundo desafiou todas as regras com uma proposta irreveretnte.

Bempos’tá Jovem regressa com muita animação, música e gastronomia
O ‘Bempos´tá Jovem’ promete animar a localidade de Bemposta (Abrantes) nos dias 26 e 27 de setembro, sexta-feira e sábado, com um evento intergeracional e inclusivo com gastronomia tradicional e concertos com a Quinta do Bill, Panda Bimbas, folclore e os DJ´s Ana Isabel Arroja e Rasilmar, entre outros. De entrada gratuita, o Bempos’tá Jovem […] O conteúdo Bempos’tá Jovem regressa com muita animação, música e gastronomia aparece primeiro em Médio Tejo.