IFFHS elege os melhores treinadores de 2025 com Roberto Martínez e Abel Ferreira em destaque



A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) anunciou os seus prémios para os melhores treinadores de 2025, com figuras ligadas ao futebol português a obterem reconhecimento.
Roberto Martínez, selecionador de Portugal, foi distinguido como o segundo melhor selecionador nacional do ano, acumulando 83 pontos. O técnico espanhol, que conduziu a seleção portuguesa à conquista da Liga das Nações ao vencer a Espanha na final, ficou apenas atrás do seu compatriota Luis de la Fuente, selecionador espanhol, que liderou a lista com 136 pontos e recebeu a distinção pelo segundo ano consecutivo.
O pódio foi completado por Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, com 59 pontos.
A lista dos dez melhores selecionadores incluiu também nomes como Stale Solbakken (Noruega), Thomas Tuchel (Inglaterra), Didier Deschamps (França), Walid Regragui (Marrocos), Timur Kapadze (Uzbequistão), Néstor Lorenzo (Colômbia) e Javier Aguirre (México).
No que diz respeito aos treinadores de clubes, o português Abel Ferreira, ao comando do Palmeiras, foi classificado como o nono melhor do mundo.
Este reconhecimento surge após uma temporada em que o técnico levou a sua equipa a sagrar-se vice-campeã do Brasileirão e da Taça Libertadores.
O prémio de melhor treinador de clubes de 2025 foi atribuído a Luis Enrique, do PSG, que conquistou a Ligue 1, a Liga dos Campeões, a Taça de França, a Supertaça de França, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental.
A lista dos dez melhores incluiu ainda Enzo Maresca (Chelsea), Hansi Flick (Barcelona), Vincent Kompany (Bayern Munique), Mikel Arteta (Arsenal), Antonio Conte (Nápoles), Simone Inzaghi (Inter Milão/Al Hilal), Xabi Alonso (Bayer Leverkusen) e, em décimo lugar, Filipe Luís (Flamengo) e Krunoslav Jurčić (Pyramids).

















