
RTP e Agência Lusa expulsas da Guiné-Bissau



O Governo da Guiné-Bissau ordenou a expulsão das delegações da agência Lusa, da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e da Rádio e Difusão Portuguesa (RDP) do país.
A decisão, para a qual não foram avançadas quaisquer razões, implicou a suspensão imediata das emissões a partir de sexta-feira e estipulou que os representantes dos órgãos de comunicação social portugueses teriam de abandonar o território guineense até à terça-feira seguinte. A administração da Lusa emitiu uma nota de repúdio, considerando que a medida representa "um grave afastamento entre os respetivos povos, comprometendo e ferindo o espírito da Lusofonia de entreajuda e cooperação".
A agência noticiosa sublinhou que, ao privar os cidadãos guineenses de acesso a informação plural e independente, a decisão enfraquece o direito fundamental à comunicação livre e o vínculo entre a Guiné-Bissau e o espaço lusófono. A Lusa suspendeu o seu serviço noticioso e apelou ao restabelecimento do diálogo para que sejam repostas as condições necessárias à prestação de uma informação livre.
O Governo português reagiu prontamente através do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que repudiou a expulsão, classificando-a como "altamente censurável e injustificável".
Numa ação diplomática imediata, o MNE anunciou que iria pedir explicações ao Governo guineense e convocou o embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa para prestar "explicações e esclarecimentos".
A condenação da medida foi também expressa por outras entidades, como o Partido Socialista (PS).
Artigos
5




Mundo
Ver mais
EUA sancionam entidades ligadas a burlas cibernéticas no sudeste asiático
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (EUA) aplicou sanções a indivíduos e entidades ligados a centros de burlas cibernéticas no sudeste asiático, anunciou hoje o departamento em comunicado.

Sismo de magnitude 5,2 sentido em Atenas
O sismo foi sentido durante a madrugada de terça-feira, em Atenas, na Grécia (noite de segunda-feira em Portugal). O epicentro ocorreu ao largo da ilha Evia e, até ao momento, não há registo de danos ou feridos.

Octogenário burlado em 900 euros por falso mecânico em Barcelona
O homem de 80 anos estava parado num semáforo quando foi abordado por três homens, em momentos diferentes, que lhe disseram que tinha um problema na roda do carro e que se não o arranjasse poderia ter uma acidente.

Casa Branca afirma: Trump "não assinou" carta nem "fez desenho" a Epstein
A presidência norte-americana (Casa Branca) garantiu hoje que Donald Trump "não assinou" uma carta, nem "fez um desenho" destinado a Jeffrey Epstein, na sequência de uma denúncia feita pelos democratas no Congresso.