Aliança Moscovo-Caracas: Rússia Confirma Contactos Perante Aumento da Tensão com os EUA



O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, admitiu que Moscovo mantém “contactos com os nossos amigos venezuelanos”, em declarações à agência de notícias TASS.
A confirmação surge na sequência de uma notícia do jornal The Washington Post, que avançou que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, teria solicitado ajuda à Rússia, bem como à China e ao Irão, com o objetivo de fortalecer as defesas do país perante a pressão exercida pelos Estados Unidos. Peskov não confirmou diretamente o pedido de ajuda de Maduro, mas sublinhou que a Rússia e a Venezuela estão ligadas por “obrigações contratuais”. Esta relação foi formalizada através de um acordo de parceria estratégica assinado em maio, durante uma visita de Maduro a Moscovo.
Adicionalmente, o governo russo reiterou, durante a semana, o seu apoio a Caracas face às ameaças “existentes e potenciais” provenientes dos EUA.
A tensão na região parece estar a aumentar, com relatos que indicam um reforço do contingente militar norte-americano no Caribe.
Segundo jornalistas especializados em defesa e um estudo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), os Estados Unidos terão em breve 13 navios militares na região, incluindo oito navios de guerra, três navios de assalto anfíbio e um submarino. Este contingente é considerado o maior desde a primeira Guerra do Golfo (1990-1991), e há especulações sobre a possibilidade de ataques a alvos na Venezuela.
Artigos
10Mundo
Ver mais
As autoridades norte-americanas anunciaram a detenção de um terceiro jovem que, alegadamente sob influência da ideologia do Estado Islâmico, se envolveu num plano de ataques terroristas anti-LGBTQ+ na cidade de Detroit (norte), que envolveu a compra de armas automáticas e munições. Ayob Nasser, de 19 anos, foi detido na quarta-feira, sob acusação de ter visitado um parque de diversões na região para avaliar o local no âmbito do planeamento de possíveis ataques, anunciou a procuradoria federal. O

A Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou hoje que vai reduzir o tráfego aéreo em 10% em 40 mercados de "alto volume", a partir da manhã de sexta-feira, para manter a segurança durante a paralisação do governo. A redução afetará milhares de voos em todo o país, noticiou a agência Associated Press (AP). A agência enfrenta escassez de pessoal causada pelos controladores de tráfego aéreo, que estão a trabalhar sem receber, e alguns faltaram ao trabalho durante a paralisação, resultando em a

O novo presidente da Câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani anunciou uma lista composta por membros experientes para o ajudar na transição, medida que antecipa como pretende transformar as suas ambiciosas promessas de campanha em realidade. "Nos próximos meses, eu e a minha equipa vamos construir uma câmara capaz de cumprir as promessas desta campanha", garantiu Mamdani, democrata que se define como socialista, na sua primeira conferência de imprensa como presidente eleito. "Formaremos uma admin

AF! Mostrar misericórdia ao culpado é crueldade com o inocente!





